Administração Central emite manifestação sobre os cinco meses da tragédia na boate Kiss

Nesta quarta-feira (27), a reitoria da UFSM torna pública uma manifestação em relação aos cinco meses da tragédia na boate Kiss.

Abaixo, leia a nota na íntegra:

MANIFESTAÇÃO DA REITORIA SOBRE OS CINCO MESES DA TRAGÉDIA NA BOATE KISS

Neste dia 27 de junho, cinco meses após a tragédia que abalou, não apenas a cidade de Santa Maria, mas o país inteiro e comoveu milhares de pessoas pelo mundo, o tema “boate Kiss” ainda está na mente dos santa-marienses e continua a ser notícia. Temos, enfim, memória curta, como sempre muitos afirmam?

Assim como acontece com familiares e amigos que perderam seus entes queridos no sinistro, é difícil para a comunidade acadêmica de nossa Universidade esquecer tudo o que aconteceu naquela fatídica madrugada. Felizmente, outros tantos, como demonstram as mobilizações recentes, igualmente não esqueceram acontecimento tão triste.

A UFSM esteve no centro deste episódio, tanto pelo grande número de alunos que participavam daquela festa e perderam suas vidas, quanto pela mobilização da sua comunidade acadêmica. Desde os primeiros momentos – SERVIDORES TÉCNICO-ADMINSITRATIVOS, SERVIDORES DOCENTES e ESTUDANTES – ajudaram na remoção de sobreviventes para o HUSM, e depois na dolorosa identificação de corpos no Centro Desportivo Municipal. Graças a um esforço quase sobre humano destas pessoas conseguimos rapidamente atender a todos no HUSM e demais hospitais da rede, e como medida posterior providenciamos um local de acolhimento a familiares de vítimas, alunos e servidores, no retorno às atividades na Universidade.

Em meio às manchetes que ainda tomam conta dos noticiários, reafirmamos nossa solidariedade com pais, irmãos, amigos, companheiros (as) e colegas de vítimas, pois sabemos a real dimensão da dor e da saudade. Temos em muitas de nossas turmas e salas de aula espaços vazios a atestar o tamanho da falta que fazem esses nossos alunos, que partiram tão cedo e de modo tão brutal.

Nossa expectativa é de que os procedimentos da justiça cheguem a um bom termo e que, ao punir os responsáveis, tanto no âmbito público-civil quanto no criminal, o façam de modo exemplar, para que tragédias como essa não ocorram mais. Que não tenhamos a lamentar vidas com o potencial de levar adiante a formação de profissionais qualificados, para participar na construção de um país desenvolvido e mais justo para todos, ou mesmo como simples cidadãos, de terem o direito à felicidade em suas vidas privadas, em suas famílias.

De modo especial, neste dia de profundas reflexões e homilias, também expressamos o nosso reconhecimento à AVTSM, entidade de familiares das vítimas com a qual temos interagido, via projeto de extensão do CCSH, no Curso de Ciências Contábeis e junto à Incubadora Social da UFSM, que são exemplos de dignidade em enfrentar a dor e ter determinação, para lutar permanentemente por justiça a todos quanto estiveram presentes neste evento trágico da história recente do Brasil.