Projeto Rondon está com inscrições abertas

A UFSM retomará, em janeiro de 2014, a sua marcante atuação no Projeto Rondon. O objetivo da universidade é participar da Operação Portal da Amazônia, que será desenvolvida entre os dias 25 de janeiro e 10 de fevereiro de 2014, no município de Aguiarnópolis, Tocantins, na região conhecida como Bico do Papagaio.

A expectativa é de que participem do Projeto Rondon 2014, na Operação Portal da Amazônia, cerca de 380 pessoas, entre estudantes e professores universitários, oriundas de várias regiões do país. A proposta selecionada para a UFSM desenvolverá atividades nas áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção, referente ao Conjunto B.

A operação terá a duração aproximada de 17 dias. Em princípio, os dois primeiros dias serão destinados à concentração, abertura da operação, ambientação dos rondonistas, deslocamento das equipes para os municípios e instalação. Os dois últimos dias serão reservados para o encerramento da operação e o retorno às cidades de origem.

Cada equipe será composta por dez rondonistas, sendo dois professores e oito acadêmicos de cursos afins com os temas estabelecidos pelo Rondon. No caso da UFSM, a Pró-reitoria de Extensão (PRE) orienta os alunos interessados que preencham os pré-requisitos:

– Já ter completado 70% do curso de graduação;

– Estar participando ou já ter participado de projeto de extensão;

– Uma carta de recomendação do coordenador ou do chefe do departamento;

– Um Plano de Trabalho (modelo disponibilizado em www.ufsm.br/pre)

– Comprovar disponibilidade de participação nas reuniões preparatórias, através de declaração própria do candidato.

Sugestões para o projeto de trabalho

Comunicação: Programa de Rádio (entrevistas, recados, programação diária das Ações Rondon), elaboração de Campanhas sobre Meio Ambiente (preservação ambiental), Turismo, Alimentos, valorização de prédios históricos.

Localização de fontes de informações ministeriais (e-mail e sites), organização de eventos (cerimoniais, protocolos, divulgação).

Meio Ambiente: Material sobre Resíduos Sólidos, Lixeiras patrocinadas (modelos Autocad), contaminação das águas, etc.

Trabalho: Organização de Cooperativa para produtores rurais, legislação, modelos, exemplos de sucesso, Colônia de Pescadores, material específico (minicurso básico de informática e internet), apoio a cooperativa de canoeiros. Comércio Informal: orientação sobre Higiene (Boas Práticas de Fabricação), manuseio de alimentos, legislação sobre vigilância sanitária, visita aos estabelecimentos, transporte e acondicionamento de produtos perecíveis, combate a insetos, observação quanto à temperatura ambiente, capacitação de mão de obra apropriada.

Tecnologia e Produção: criação de um viveiro de essências nativas, aproveitamento de sementes (produção de mudas e artesanato), produção artesanal com escamas de peixes, aproveitamento de óleo cozinha usado.

O período de inscrição será de 12 a 23 de agosto (exceto sábado e domingo), 9º andar da Reitoria, sala 945, na Pró-reitoria de Extensão (PRE). No horário das 8h30min às 12h e das 14h às 16h.

Para inscrição é necessário entregar:

1) Termo de compromisso do rondonista (impresso e assinado);

2) Termo de cessão de uso de imagem (impresso e assinado);

3) Ficha cadastral preenchida (impressa);

4) Plano de trabalho impresso (só será aceito conforme o modelo do cronograma disponibilizada no site da Pró-reitoria de Extensão PRE. Não serão aceitos cronogramas diferentes do modelo disponibilizado).

5) CD contendo os documentos acima em formato WORD 97 – 2003 (.DOC). (somente serão aceitos nesses formatos)

6) O candidato que for usuário de Plano de Saúde Particular, deverá apresentar cópia da carteira de acesso aos serviços de saúde.

7) Declaração comprovando disponibilidade de participação nas reuniões preparatórias das quintas-feiras, das 17h às 19h;

Esses documentos estão disponíveis em www.ufsm.br/pre. Não serão aceitas inscrições incompletas.

Mais informações podem ser obtidas junto à Pró-Reitoria de Extensão, pelo telefone (55) 3220-8366, com Marcelo ou Andressa e pelo telefone (55) 3220-8394, na Prae, com professor Ubiratan Tupinambá da Costa.