Consulta à Comunidade para escolha do reitor e vice-reitor garante vitória da chapa 1

O candidato da chapa 1, Paulo Afonso Burmann, foi o escolhido pela comunidade universitária para ser reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na gestão 2014-2017. O resultado final da consulta foi conhecido pouco antes das 6h desta quarta-feira (4), logo após o encerramento da apuração dos votos, no Espaço Multiuso, no campus da UFSM.

Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Burmann e o vice, o professor do Centro de Ciências Rurais Bayard Dias Gonçalves, obtiveram 46,80% dos votos. A chapa 2, formada pelo atual reitor Felipe Martins Müller e pelo atual vice-reitor Dalvan José Reinert, ficou com 35,30%. A chapa 3, do diretor do Centro de Tecnologia, Eduardo Rizzatti, e do diretor do Centro de Ciências Rurais, Thomé Lovato, obteve 17,90% dos votos.

Na terceira eleição para reitor da UFSM com voto paritário entre docentes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e alunos, os votantes chegaram a 13.603, de mais de 32 mil que estavam aptos. Foram 1.877 votantes docentes, 2.454 TAEs e 9.272 alunos.

Burmann obteve 35,22% dos votos dos docentes, 55,46% dos TAEs e 49,75% dos alunos. Felipe teve a preferência de 44,65% dos docentes, 27,34% dos TAEs e 27,01% dos alunos. Rizatti conquistou 18,06% dos votos dos docentes, 14,38% dos TAEs e 21,71% dos alunos. Os votos brancos e nulos somaram 2,08% no segmento docentes, 2,81% no TAES e 1,53% no segmento alunos.

A consulta foi realizada terça-feira (2), nos 39 polos de Educação a Distância (EaD), e quarta-feira (3), no campus central da UFSM, no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW), nos campi do Centro de Educação Superior Norte-RS (Cesnors) em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões e na Unidade Descentralizada de Educação Superior de Silveira Martins (Udessm). Nos centros de ensino presencial, foram disponibilizadas 53 urnas eletrônicas e de lona, em 18 locais. Em Santa Maria, a votação encerrou às 22h.

A apuração dos votos teve início por volta da 1h15min, assim que as últimas urnas chegaram ao Espaço Multiuso e após uma breve reunião entre a Comissão de Consulta e os candidatos. A contagem começou pelos votos de urnas eletrônicas (de alunos), seguindo-se os de urnas de lona (primeiro de EaD e, por fim, de docentes e TAEs). Na sequência, uma equipe formada por técnicos da UFSM, indicada pela Comissão de Consulta, transformou os números absolutos em votos ponderados, com base em uma fórmula prevista no Regimento Interno da Consulta, garantindo o mesmo peso, na proporção de 1/3, para os votos dos segmentos dos docentes (ativos e aposentados), técnico-administrativos (ativos e aposentados) e estudantes.

Resultado final sairá no dia 8

A partir da divulgação do resultado da votação, abriu-se prazo para encaminhamento de recurso à Comissão de Consulta, o que pode ser feito até esta sexta-feira (5). O resultado final da consulta será divulgado na próxima segunda-feira (8).

Lista tríplice será enviada ao MEC

O candidato a reitor mais votado pela comunidade universitária irá encabeçar uma lista tríplice que será encaminhada a Brasília. Os outros dois nomes a integrarem a lista serão escolhidos posteriormente em uma sessão ampliada, ainda sem data prevista, envolvendo o Conselho de Curadores, o Conselho Universitário (Consu) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFSM.

Definida a lista tríplice para reitor, outra sessão ampliada, na sequência, definirá os três nomes para vice-reitor, também com o mais votado na consulta à comunidade encabeçando a lista. O prazo regimental para encaminhamento das nominatas ao Ministério da Educação (MEC) encerra-se em outubro. A tendência é de que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nomeie o mais votado pela comunidade universitária.