Equipe do Formula UFSM participa de competição nos Estados Unidos

Aconteceu dos dias 19 a 23 de junho, na cidade de Lincoln nos Estados Unidos a competição Formula Sae (Sociedade das Engenharias da Mobilidade), que tem como objetivo inserir estudantes de Engenharia na prática de construção de protótipos open-wheel do tipo formula. Cerca de 200 universidades participam dessa competição anualmente. A UFSM foi representada pela equipe do Formula UFSM e classificou-se em 27º lugar num total de 60 equipes.

A Formula Sae é uma competição de Engenharia mundialmente conhecida e é organizada pela Society of Automotive Engineers (Sae). O conceito por trás da competição é o de uma empresa fictícia que contrata um time de estudantes para desenvolver um protótipo estilo Formula. Cada time projeta, fabrica e testa o veículo baseado em normas de segurança definidas no regulamento da competição e, logo após, é avaliado em uma série de provas. As etapas de avaliação da competição são dividas em estáticas e dinâmicas.

Na parte estática são realizadas as seguintes provas:

– Inspeção técnica: é feita a verificação dos requisitos da Sae, como por exemplo, a segurança do piloto.

– Avaliação de custos e manufatura: é avaliada a capacidade da equipe em apresentar o conceito do projeto e a competência em conseguir vender o seu projeto a empresários que tenham interesse em investir.

– Projeto: é analisado o conceito do veículo, emprego de tecnologias, inovações, qualidade do projeto e esforço empregado pela equipe. É feita uma avaliação do relatório do projeto, que deve conter uma descrição breve do veículo, com discussão sobre pontos importantes do projeto, análises e testes.

Na parte dinâmica, as provas dividem-se em:

– Aceleração: a avaliação é feita com o veículo percorrendo uma distância de 75m em um trecho retilíneo e pavimentado. A aceleração mínima aceitável para pontuação é de 5,8 segundos, o que corresponde a velocidade média de 46,55 km/h. Caso o veículo não complete o percurso a pontuação é zerada.

– Skid Pad ou Aderência lateral: o objetivo dessa prova é avaliar o desempenho do veículo em curva de superfície plana. O carro deverá percorrer uma trajetória de dois círculos de 15,25 metros de diâmetro em uma faixa de 3 metros de largura. A pontuação tem como base o funcionamento do veículo quanto à aceleração lateral.

– Autocross: analisa-se a dirigibilidade, conforto do veículo, aceleração, frenagem, direção e suspensão durante um percurso de aproximadamente 805 metros que inclui trecho retilíneo, curva de raio constante e circuito misto. A velocidade média é entre 40 e 48km/h e a pontuação é obtida conforme o tempo decorrido no trajeto.

– Enduro e Economia de Combustível: é avaliado o desempenho geral do veículo, como confiabilidade e durabilidade. O protótipo deve percorrer 22 km em um circuito de trechos retilíneos, curvas de raio constante e slalon. A pontuação é baseada no tempo utilizado para completar a prova e o consumo de combustível é julgado em função da média em km/l obtida na prova de enduro.

Formula UFSM

A equipe surgiu no ano de 2010 e está vinculada ao Departamento do curso de Engenharia Mecânica. O time é composto por estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção, sendo um deles o capitão e os demais compondo os departamentos de projeto, marketing e administrativo. Tem como orientador o professor do curso de Engenharia Mecânica, Mario Eduardo Martins, que também foi integrante da equipe Brunel University e ex-juíz da Formula Sae. Segundo o integrante da equipe no Departamento de Marketing, Lucas Iensen, “ o grupo funciona de forma parecida com uma empresa, o que é a intenção do Formula Sae, para que nós estudantes de engenharia possamos posteriormente integrar a indústria como profissionais experientes”.

Com apenas três anos de existência, a equipe já conseguiu ótimos resultados. O capitão do time, Fernando Leal ressalta que o Formula UFSM foi a primeira equipe a competir na região sul. Em 2012, foi vice-campeã brasileira na competição em São Paulo e essa conquista possibilitou à equipe a participação na Formula Sae em Lincoln. Fernando conta que em novembro nos dias 1, 2 e 3, a equipe participará na competição que acontece em São Paulo e espera conseguir classificar-se novamente nos primeiros lugares para poder participar nos Estados Unidos no próximo ano.

Fotos: Divulgação.

Repórter: Paula Bisio Mattos – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.