Revista Arco é lançada oficialmente na UFSM

O lançamento da Revista Arco, publicação de jornalismo cultural e científico da UFSM ocorreu nesta segunda-feira (22) no Auditório Multiweb do prédio 67. O evento iniciou às 15 horas, e contou com a presença do reitor Felipe Muller, o vice-reitor Dalvan Reinert, a coordenadora da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, Elisângela Mortari, e a editora-chefe da revista Arco, Luciane Treulieb. Também compareceram pró-reitores, docentes, professores membros do Conselho Editorial e acadêmicos. Para os que compareceram ao lançamento, houve a distribuição gratuita da Arco e de blocos de papel como brinde. Os exemplares serão distribuídos no campus durante a próxima semana e a matérias  também podem ser lidas no site da publicação: ufsm.br/arco.

A primeira fala foi destinada à Luciane Treulieb, que relatou o processo de produção da revista. Ela contou que a ideia da criação da Arco partiu do vice-coordenador da Coordenadoria de Comunicação, Lucas Durr Missau, e da professora do curso de Jornalismo da UFSM, Viviane Borelli. O objetivo foi criar uma publicação de divulgação científica, com linguagem acessível ao público. Neste foco, houve um investimento no uso de fotografias e ilustrações.

Elisângela Mortari destacou a publicação como um novo veículo de comunicação da universidade. A revista, ao publicar matérias sobre os trabalhos desenvolvidos no ensino, na pesquisa e na extensão da UFSM, tem o objetivo de levar a universidade para todos. Além disso, com um expediente parcialmente formado por acadêmicos, se aproxima de cursos como o de Jornalismo, Desenho Industrial e Publicidade e Propaganda.

O reitor Felipe Muller falou sobre as mudanças no setor de comunicação da universidade, que ocorreu nos últimos anos, inclusive com o aperfeiçoamento do Portal UFSM. Também, colocou a Arco como “uma revista efetivamente de divulgação científica e cultural”. O evento foi encerrado com uma palestra do jornalista especializado Carlos Orsi, intitulada “Jornalismo científico e o papel das universidades na divulgação da ciência”.

Repórter: Myrella Allgayer

Fotografias: Luciele Oliveira