Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto da UFSM recebe Prêmio Inventor Petrobras 2013 nesta terça



Nesta terça-feira (13), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) será contemplada com o Prêmio Inventor Petrobras 2013 como reconhecimento ao projeto “Emprego de ultrassom e microondas para tratamento primário de petróleos pesados e extrapesados e desenvolvimento de métodos analíticos”, coordenado pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) do Departamento de Química. O estudo iniciou-se em 2008.

Através de um convênio firmado entre UFSM e Petrobras, o estudo investigou o efeito da radiação microondas e ultrassom no tratamento primário de petróleo visando, principalmente, a redução do teor de água e a melhoria da qualidade dos petróleos pesados e extrapesados e o desenvolvimento de métodos analíticos adequados para a determinação do número de acidez total em frações de petróleo.

Na prática isso auxilia as refinarias no sentido de melhoramento do processo de separação da água emulsionada, anteriormente ao processo de refino do petróleo, especialmente para petróleos pesados e extrapesados (que são os desafios atuais na indústria do petróleo). A água salgada é emulsionada durante o processo de produção de petróleo e precisa ser separada antes deste ser enviado à refinaria. Caso a água e o sal não sejam removidos, diversos problemas podem ocorrer no processo de destilação fracionada, tais como incrustações e corrosão das tubulações de aço. Para petróleos pesados o problema torna-se ainda mais grave devido à maior estabilidade das emulsões formadas, fazendo com que o processo de separação eletrostático, convencionalmente empregado, seja ineficiente.

O Prêmio Inventor Petrobras existe desde 2001, reconhecendo a criatividade e a capacidade de inovação dos pesquisadores das instituições de pesquisa parceiras da empresa, bem como de seus colaboradores, assim como atendendo à legislação que regulamenta a propriedade industrial no Brasil. Para a edição 2013 da premiação, com trabalhos referentes às patentes depositadas em 2012, foram selecionados 60 projetos, sendo o da UFSM o único na Região Sul.

A equipe responsável é formada por 11 integrantes, dentre professores, estudantes e servidores da UFSM, além de membros do Cenpes/Petrobras (Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello), sob coordenação do professor Érico Marlon de Moraes Flores.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada nesta terça (13), no Rio de Janeiro (no Cenpes-Petrobras), com a presença de docentes dos Departamentos de Química e de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, bem como do reitor da UFSM, professor Felipe Müller.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-11393

Publicações Recentes