Radar na Rodada passa a integrar programação da Rádio Universidade

O programa Radar na Rodada, feito por acadêmicos de Comunicação Social – Jornalismo e integrantes do programa Radar Esportivo, passou a fazer parte da programação da Rádio Universidade. Ele vai ao ar todas as quartas-feiras, das 17h05min às 18h.

O Radar na Rodada é um programa de debates esportivos que existe há mais de um ano, mas só era veiculado na web. Fazer um programa nesse formato sempre foi desejo da equipe do Radar Esportivo, que está no ar há mais de 25 anos na Rádio Universidade, e, por isso, foi criado um quadro de debates dentro do próprio programa, que vai ao ar todos os sábados das 11h às 13h.

A oportunidade de criar o novo programa surgiu durante o período de greve em 2012, pois, com a paralisação das atividades, o Radar Esportivo passou a ser transmitido ao vivo pela internet nesse período, em um link de rádio web cedido pela Multiweb. A experiência com a rádio web fez com que os integrantes percebessem que poderiam criar um novo programa em qualquer horário do dia, sem afetar diretamente a programação da Rádio Universidade, que naquele momento não tinha possibilidades de encaixar outro programa na sua grade no horário pretendido pela equipe do Radar. Assim, com a utilização do link da web radio, o Radar na Rodada foi ao ar pela primeira vez no dia 25 de julho de 2012, com informações e debates esportivos aliados a uma trilha sonora diferenciada, que remete a algum fato marcante no mundo musical que aconteceu durante a semana.

Inicialmente, a equipe teve dificuldades para transmitir o programa, tanto na parte técnica como com os equipamentos necessários. Em relação à técnica, foi necessário aprender a mexer em diferentes programas e organizar e instalar diferentes materiais para o funcionamento de tudo. Já em relação aos equipamentos, devido à falta de recursos financeiros, o programa era realizado com equipamentos de segunda mão ou de qualidade inferior, os microfones, a mesa de som e os cabos não eram especializados para transmissões radiofônicas, “mas isso nunca realmente afetou a qualidade jornalística do Radar na Rodada”, garante o integrante da equipe, Guilherme Porto.

Os aparelhos comprados exclusivamente para o programa foram adquiridos com o auxílio da bolsa FIEX destinada ao programa. Foram comprados, inicialmente, uma mesa de som simples e uma interface de áudio. Alguns integrantes do projeto já possuíam o restante dos equipamentos, como microfones, cabos, caixas de retorno e notebooks. O membro da equipe do Radar, Guilherme Porto, avalia a importância da mudança para a Rádio Universidade:

– A importância é até difícil de mensurar. De um simples programa feito em casa, passamos agora a integrar a grade de programação de uma grande emissora do Rio Grande do Sul. Além de gerar benefícios para o programa e para os seus integrantes, como visibilidade e experiência, também aumenta a responsabilidade do Radar na Rodada, pois temos que manter a qualidade da emissora. Agora não estamos mais somente levando o nome do programa nas nossas palavras, mas sim estamos levando o nome da Rádio Universidade e também da Universidade Federal de Santa Maria.

O Radar na Rodada é um programa que busca uma liberdade editorial, que serve como exercício de improvisação dos acadêmicos. Além disso, os participantes podem expor suas opiniões e demonstrar seu raciocínio lógico e crítico em relação ao esporte. Na Rádio Universidade, o programa seguirá essa linha, Porto afirma que a única mudança que poderá ocorrer no programa é comportamental:

– Editorialmente não há mudanças. O que há é possivelmente uma mudança de comportamento. Isso se deve ao aumento de responsabilidade ao participar de uma emissora do tamanho da Rádio Universidade. Mesmo que o programa vise uma liberdade de fala, ao levar o nome da rádio, os integrantes devem cuidar a forma como expõe as suas opiniões, sem limitá-las, mas polindo-as para serem melhor expostas para todos os ouvintes da emissora.

Repórter: Jonas Migotto – Acadêmico de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.