Especialização em Agricultura Familiar está em sua segunda etapa

Iniciou-se na última segunda-feira (12) a segunda das dez etapas do Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo – Residência Agrária. As atividades desta etapa seguem até amanhã (16), no prédio do Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar (Nesaf), que se localiza no campus de Santa Maria. Atualmente em sua segunda edição, o curso é resultante de um convênio estabelecido entre o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e a UFSM.

A turma 2013 é formada por 50 estudantes. Entre eles, há assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), profissionais de assistência técnica e extensão rural e alunos recém egressos de cursos de graduação da UFSM.

O objetivo do curso é proporcionar aos seus alunos uma formação interdisciplinar e capacitação para atuar em extensão e pesquisa nas áreas de reforma agrária. Também visa ao desenvolvimento de atividades de assistência técnica e extensão rural com enfoque agroecológico. O curso adota em sua proposta curricular o principio da multi e interdisciplinaridade, tendo como prioridade o planejamento, execução e avaliação do processo pedagógico, por meio da pesquisa, ação e reflexão.