15º Acampavida será nos dias 19 e 20 de outubro

Tradicional evento da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) voltado à terceira idade, o Acampavida terá sua 15ª edição nos dias 19 e 20 de outubro, sábado e domingo, no Centro de Eventos da universidade, numa promoção do Núcleo Integrado de Estudos e Apoio à Terceira Idade (Nieati) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). As inscrições podem ser feitas na Associação Desportiva da UFSM (ADUFSM), no hall do CEFD, ao valor de R$ 12,00, com direito a uma camiseta do evento. Poderão participar pessoas com 55 anos ou mais.

O coordenador, professor do CEFD Marco Aurelio Acosta, afirma que o Acampavida tem como objetivo proporcionar aos idosos uma oportunidade de convivência dentro da universidade que lhes permita experimentar várias manifestações do movimento humano, do lúdico, da cultura e, principalmente, do relacionamento com os demais, numa dimensão de crescimento fraternal.

“O Acampavida tem se constituído, nestes anos todos, em um espaço de aprendizagem permanente do trabalho com idosos, ampliando gradativamente o número de instituições de ensino superior envolvidas, bem como cursos que se propõem a trabalhar e aprender em um trabalho multi e interdisciplinar teórico-prático”, destaca Acosta. Ele ressalta o caráter coletivo da construção do evento, já que os idosos, organizados em sua representação, opinam sobre sua estrutura, detalhes e preferências, “agindo como atores sociais”.

Reunindo uma média de mais de mil participantes nas edições anteriores, neste ano o Acampavida oferecerá oficinas como atividades aquáticas, dança, ginástica recreativa e funcional para grupos de terceira idade, nutrição, direito do idoso, musculação, cultivos hidropônicos, cuidados com a saúde, voz e memória, enfermagem, fisioterapia, composição corporal, ginástica postural e cuidados com a saúde, agronomia, matemática, biologia, entre outras. Também haverá mostra artística, na noite de sábado, e baile de encerramento, na tarde de domingo.

Cerca de 400 monitores estarão envolvidos nas atividades. São estudantes dos cursos de Educação Física, Odontologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Direito, Zootecnia, Agronomia, Biologia e Matemática da UFSM, além de acadêmicos de outras instituições de ensino superior de Santa Maria.

O 15º Acampavida terá também na programação o IV Seminário de Pesquisa e Extensão sobre Terceira Idade e Envelhecimento, um espaço para reflexão, aprofundamento e apresentação de trabalhos. As apresentações dos trabalhos serão realizadas no dia 18 de outubro, um dia antes do início das oficinas, nos turnos da manhã e da tarde, na forma de banners comentados. O período de submissão dos trabalhos será de 16 a 30 de setembro, pelo e-mail seminarioacampavida@gmail.com. As normas estarão disponíveis, a partir da semana que vem, no site www.ufsm.br/cefd.