O programa Coisas do Sul, da Rádio Universidade 800 AM, divulga o Rio Grande do Sul nos seus múltiplos aspectos. Nesta sexta-feira (13), às 17h05min, vai ao ar o segundo programa sobre o município de Tio Hugo, localizado no norte do estado, no Planalto Rio-Grandense, mais especificamente na região do Alto da Serra do Botucaraí. Haverá reprise no domingo (15), às 19h.
Naquele município, a UFSM tem um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), onde são oferecidos seis cursos na modalidade a distância (EaD). Na graduação, as opções disponibilizadas são os cursos de Administração Pública, Letras/Português e Licenciatura em Sociologia; na pós-graduação, os cursos oferecidos são os de Gestão de Organização Pública, Gestão Educacional e Gestão Pública.
O nome Tio Hugo é derivado do proprietário de um posto de gasolina que ali já funcionava antes mesmo da emancipação político-administrativa. Quando os motoristas precisavam fazer referência ao local, afirmavam que era na região do posto do tio Hugo. O município é conhecido por ser um importante e estratégico entroncamento rodoviário. Passam por lá aproximadamente 30 mil veículos por dia.
O programa desta semana tem os seguintes entrevistados:
– Denir Muhl, secretária de Desenvolvimento
– Marilene Marchetti, secretária de Educação
– Délcio Wiedthauper, secretário de Agricultura, primeiro vice-prefeito e membro da Comissão de Emancipação de Tio Hugo
O Coisas do Sul tem produção e apresentação de Roberto Montagner, Cleber Newton Costa e Sérgio Ricardo da Porciúncula Cruz, contando com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão.
A Rádio Universidade também transmite sua programação na página www.ufsm.br/radio.