As pró-reitorias de Gestão de Pessoas e Graduação promovem em parceria o curso Cultura, Cidadania e Direitos Humanos: As Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Esta legislação estabelece a obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira e indígena na rede de ensino”, o que se coaduna com o objetivo do curso: capacitar os servidores a trabalhar com as temáticas indígenas e afro-brasileiras, para que possam colaborar com a efetivação do sistema de cotas. Com 150 horas de duração, o curso será desenvolvido na modalidade semipresencial, com início no dia 30 de setembro e encerramento em 2 de dezembro.
São disponibilizadas 250 vagas, destinadas preferencialmente para os servidores docentes e técnico-administrativos que atuem nas coordenações de cursos, mediante indicação das direções dos centros, colégios e pró-reitorias.
Ao longo do curso, serão abordados os seguintes temas: cultura, religiosidade e cidadania indígena; cultura, religiosidade e questão quilombola; direitos humanos e cidadania nas relações étnico-raciais. Haverá três encontros presenciais, além de um módulo de introdução ao ambiente virtual de aprendizagem da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e de atividades dirigidas a distância. A programação completa pode ser acessada aqui.
Os nomes dos servidores indicados devem ser informados até a próxima quinta-feira (19) ao Núcleo de Educação e Desenvolvimento, pelo e-mail nedufsm@gmail.com. E os indicados devem se inscrever até o dia 22 de setembro, na página www.ufsm.br/progep.
Mais informações pelo telefone (55) 3220-8063, com Núcleo de Educação e Desenvolvimento, ou pelo (55) 3220-8872, com o Afirme – Observatório de Ações Afirmativas.