A professora Rosane Rosa, do Departamento de Comunicação da UFSM, será uma das palestrantes e integrará a mesa de abertura do 5º Encontro Nacional sobre Educomunicação, que tem como tema Educação Midiática e Políticas Públicas. Vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação (ABPEducom), Rosane é também coordenadora do Programa Educomunicação e Cidadania Comunicativa que, em parceria com a Seduc/RS-8ª CRE, já implantou 12 rádios em escolas públicas de Santa Maria. Além disso, é a idealizadora do Educomsul, evento itinerante que anualmente reúne em média 400 especialistas em educomunicação dos três estados da região sul.
Um total de 500 profissionais e pesquisadores de Educomunicação de 12 estados brasileiros participam do 5º Encontro de Educomunicação, a ser realizado no campus da Fapcom (Vila Mariana, São Paulo). O encontro conta, também, com a participação de 55 adolescentes da Agência Jovem de Notícias e da Viração, estarão promovendo a Cobertura Educomunicativa dos três dias do evento.
O tema central do Encontro é Educação Midiática e Políticas Públicas – uma das práticas em que o Educomunicador se envolve em seu cotidiano – buscando identificar e valorizar os esforços do sistema público de ensino e da iniciativa privada no sentido de pautar a relação entre o universo educacional, formal e não formal, e o sistema midiático, em benefício do protagonismo do público consumidor, convertido, mediante uma gestão compartilhada e democrática das mídias, em público socialmente capaz de dialogar e construir suas próprias pautas de comunicação.
As atividades do evento compreendem 4 mesas redondas, 20 painéis, 28 relatos de experiências e 4 sessões de oficinas. Entre os palestrantes Eduardo Castro, diretor Geral da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC); Lucia Araújo, gerente Geral do Canal Futura (RJ); Adauto Cândido Soares–Unesco, Brasília, Renata Mielli, da coordenação executiva do FNDC, Veridiana Alimonti – Intervozes, Rosane Rosa – coordenadora do Educom/UFSM e vice-presidente da ABPEducom.
Durante o evento, haverá Assembleia Geral da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação, um espaço criado para abrigar os especialistas do campo de interface entre a comunicação e a educação.
Na abertura do Encontro, os editores da Revista Comunicação & Educação farão o lançamento do concurso para o selo comemorativo dos 20 anos da publicação. Trata-se da revista científica com maior acesso de pesquisadores da comunicação (ano de 2004), mantendo-se entre as três primeiras – das 20 existentes – ao longo dos últimos 8 anos.
Serão transmitidas, via IPTV/USP, as sessões de abertura, no dia 19, bem como as mesas-redondas, nas manhãs dos dias 20 e 21, a partir das 9h. Nas tardes dos dias 20 e 21, a partir das 14h, serão realizadas entrevistas com os expositores e participantes. Mais informações http://educomunicacao2013.blogspot.com.br/p/apoio.html