Grupo da UFSM parte nesta terça-feira para missão acadêmica na Inglaterra

Nesta terça-feira (15), os alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sorteados para a missão acadêmica da Universidade de Montfort, em Leicester, na Inglaterra, darão início à viagem de uma semana. Acompanhados do reitor, Felipe Müller, os acadêmicos sairão de Santa Maria rumo a Porto Alegre ao meio-dia.

A viagem é uma iniciativa solidária da Universidade de Montfort devido à tragédia da boate Kiss, ocorrida em janeiro. A universidade inglesa tem por costume oferecer viagens em missão acadêmica para cidades atingidas por tragédias por todo o mundo.

A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM realizou uma reunião com os acadêmicos participantes para esclarecer as principais dúvidas e agilizar a documentação necessária. Além disso, houve a visita do vice-chanceler da instituição, Dominic Shellard, para conhecer a UFSM e saudar os alunos sorteados. Na reunião, também foram explicadas as atividades que serão feitas no período de estadia na Inglaterra. Os alunos ficarão hospedados em um hotel conveniado à Universidade de Montfort e a alimentação será feita no restaurante da instituição. Os alunos conhecerão toda a estrutura da universidade, além de ir à capital inglesa, Londres.

A escolha dos dez alunos foi feita por meio de sorteio eletrônico realizado no dia 15 de maio. Ao todo, 5.917 alunos inscreveram-se. Os sorteados são estudantes dos cursos de Física, pós-graduação em Engenharia Agrícola, Enfermagem, Zootecnia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Direito, Produção Editorial e Informática para Internet/EAD.

O acadêmico do 3º semestre de Direito Bruno Raphael Cavalcante diz estar empolgado com a missão: “É um misto de sensações, mas a que sobressai é a de ansiedade com a aproximação da viagem! Estou muito curioso e cheio de expectativas em conhecer um lugar novo e que é referência mundial em vários aspectos”.

Além dos alunos sorteados e do reitor, o assessor de Assuntos Internacionais da UFSM, Ney Luis Pippi, também participa da missão acadêmica. O grupo retorna a Santa Maria na quinta-feira (24).

Foto: Ítalo Padilha.

Repórter: Francys Albrecht da Rosa – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.