A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), divulgou nesta quarta-feira (16) a lista dos destaques da pesquisa científica gaúcha em 2013. Criado para desenvolver as áreas da ciência, tecnologia e inovação do Estado, o Prêmio Pesquisador Gaúcho vai agraciar 15 pesquisadores responsáveis por estudos em sete campos do conhecimento. O vice-reitor eleito, Paulo Bayard, é um dos agrraciados na área de Ciências Agrárias. A cerimônia ocorre nesta terça-feira (22), no salão de eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre, às 20h.
“Estou honrado pelo reconhecimento do trabalho realizado em minha vida acadêmica”, destaca ele, que complementa: “este premio não é somente meu, mas de uma equipe, dezenas e/ou centenas de alunos de pós-graduação, da nossa Instituição, de universidades brasileiras e internacionais, assim como também de professores que dividem comigo essa finalidade que é a produção científica. Minha finalidade é a produção científica, ciência e tecnologia para a nossa sociedade.”
Segundo Bayard, seu trabalho é dirigido à melhoria de renda do homem do campo e sua fixação nele. “Priorizamos duas áreas: geração de conhecimento e geração de tecnologia, para melhorar a vida da nossa sociedade, transformando esse conhecimento em tecnologia”.
Os nomes foram escolhidos em uma seleção criteriosa feita pela Comissão Julgadora, formada por 14 pesquisadores reconhecidos na comunidade científica estadual. Na edição deste ano, a principal novidade foi a categoria especial Pesquisa Destaque em Comemoração ao Ano Internacional de Cooperação pela Água, que premia o melhor estudo na área do tratamento da água, sustentabilidade ambiental, geração de energia ou fontes alternativas de energia, redução do consumo ou combate ao desperdício.
As demais premiações são Pesquisador Destaque, Piá Inovador, Pesquisador na Empresa, Técnico Pesquisador, Pesquisador na Indústria e Jovem Empreendedor. O prêmio envolve doutores, jovens doutores, graduados ou pós-graduados, alunos de graduação, de ensino técnico, jovens cursando o ensino médio e pesquisadores atuantes em micro e pequenas empresas.
Premiados
– Pesquisador destaque nas sete principais áreas do conhecimento:
Artes e Letras – Ana Cristina Ostermann
Ciências Agrárias – Paulo Bayard Dias Gonçalves
Ciências Biológicas – Bernardo Baldisserotto
Ciências da Saúde – Ana Maria Baptista Menezes
Ciências Humanas e Sociais – Patrícia Krieger Grossi
Economia e Administração – Gabriel Sperandio Milan
Educação e Psicologia – Maria Isabel da Cunha
Paulo Bayard Dias Gonçalves
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade da Região da Campanha (1980), Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), Doutorado em Fisiologia da Reprodução pela University of Illinois (1992) e pós-doutorado no National Institutes of Health (NIH, 2009). Atualmente, é professor Titular da UFSM.
É bolsista de produtividade do CNPq desde 1984.
Foi membro da Comissão Editorial da Revista Ciência Rural durante 12 anos e Membro do CA-VT do CNPq durante 3 anos.
Foi diretor científico da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE) durante 5 anos e vice-presidente da SBTE.
Participou da Coordenação do PPG em Medicina Veterinária entre 1998 e 2003, consultor da FAPESP, CAPES, CNPq, FAPEMIG e FINEP, consultor de periódicos internacionais
Reproduction, Theriogenology, Animal Reproduction Science, Reproduction in Domestic Animals, Livestock Science e Reproduction Fertility and Development) e nacionais (Ciência Rural, Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, PAB e outros).
Consultor científico da IETS durante três eventos.
Representante da Society for the Study of Reproduction (SSR) na América do Sul durante quatro anos.
Desempenhou a função de pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, pró-reitor Adjunto de Pós-graduação e Pesquisa e coordenador de Pós-graduação na UFSM. Vice-reitor eleito em consulta à comunidade acadêmica da UFSM, julho passado, ao lado do professor Paulo Burmann.