Egresso do curso Engenharia Civil da UFSM, em 2006, Rodrigo Cauduro Dias de Paiva, foi classificado em 3º lugar na categoria Mestre e Doutor do Prêmio Jovem Cientista do CNPq, com o trabalho de pesquisa, Hidrologia da bacia Amazônica: compreensão e previsão com base em modelagem hidrológica-hidrodinâmica e sensoriamento remoto.
O estudante de Santa Maria desenvolveu um protótipo de previsão para a bacia Amazônica com capacidade para calcular a vazão nos principais rios da região com antecedência de um a três meses. Um dos resultados do estudo mostra que seria possível antecipar grandes secas como a que aconteceu em 2005 e causou prejuízos à cobertura florestal, interrupção da navegação e o transporte de pessoas.
Os vencedores da 27ª edição do Prêmio Jovem Cientista foram apresentados nesta terça-feira (19), às 11h, em coletiva de imprensa realizada na sede do CNPq, em Brasília. Essa edição abordou o tema “Água: desafios da sociedade”, estimulando pesquisadores das mais diversas áreas a propor soluções para a melhor gestão dos recursos hídricos.
A 27ª edição do Prêmio Jovem Cientista recebeu mais de três mil inscrições. Em dezembro, os vencedores receberão os prêmios das mãos da presidenta Dilma Rousseff, durante cerimônia no Palácio do Planalto.
Maiores informações no site http://www.jovemcientista.cnpq.br/