No último sábado (23), cerca de 90 alunos do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) participaram do 4° Ciclo de Estudos Sobre História e Cultura Afro-Brasileiras. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura, religiosidade, história e política dos grupos afro-descendentes, por meio da apresentação de trabalhos.
Os estudantes foram avaliados por uma banca formada por pesquisadores de história africana, que adotou como critérios a dinâmica de apresentação, o domínio do conteúdo, a postura durante a apresentação e a oralidade. Para determinar os aspectos da história africana e afro-brasileira a serem abordados durante o ciclo, os grupos de alunos foram divididos conforme os seguintes assuntos: aspectos gerais, produção musical, gastronomia, religiosidades, relações sociais e problemáticas atuais.
Após as apresentações, o babalorixá Pai Ricardo e a ialorixá Mãe Sandra transmitiram boas energias aos alunos vestibulandos e demais participantes. A atividade era parte integrante do calendário da 25ª Semana da Consciência Negra de Santa Maria. O ciclo teve a coordenação de Roselene Pommer, professora de história do Ctism.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Ctism