Professor da UFSM é homenageado em solenidade na Câmara de Vereadores

Ocorreu ontem (26), na Câmara de Vereadores de Santa Maria, a Sessão Solene Comenda Dr. José Mariano da Rocha Filho, em que foi agraciado o professor do Departamento de Ciências Rurais e Secretário de Assuntos Internacionais da UFSM, Ney Luis Pippi.

A Comenda intitulada com o nome do fundador da Universidade visa homenagear instituições, personalidades ou entidades de ensino que foram destaque na educação da cidade durante o ano. A decisão de quem será agraciado é tomada pelos vereadores que compõem a bancada da Câmara.

Estiveram presentes compondo a mesa da solenidade, o vereador e presidente da Câmara, Marcelo Bisogno, o reitor Felipe Muller, a secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social, Zélia Cunha, o tenente Mambrin da 3º DE e o agraciado da noite, professor Ney Luis Pippi.

Para iniciar a solenidade, o vereador da bancada escolhido para apresentar o homenageado foi o vereador Manoel Badke. Ele falou sobre sua admiração e relação de estreita amizade que possui com o professor Ney e ressaltou que a escolha pelo agraciado foi unânime dentro da Câmara. Contou ainda que os critérios considerados para a escolha foram os de desempenho nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e na administração de projetos da Universidade.

O vereador apresentou brevemente para os que estiveram presentes na solenidade, um pouco sobre a trajetória acadêmica do professor Ney, que graduou-se em Medicina Veterinária e Música na UFSM, nos anos de 1966 e 1967, respectivamente. Afastou-se da UFSM para realização de mestrado, porém retornou na década de 70 como pró-reitor de Graduação e Pesquisa. Logo após, iniciou docência na área de Medicina Veterinária, tanto na graduação como na pós-graduação. Desde 2006, é secretário de Assuntos Internacionais e completa 45 anos de atuação na UFSM. Para finalizar sua fala, o vereador ressaltou, “para nossa escolha levamos em conta a trajetória de sucesso nas áreas de ensino e pesquisa, mas também consideramos que o professor Ney é um homem que pensa apenas em fazer o bem em prol da humanidade”.

Dando continuidade ao evento, o professor Ney deu início ao seu discurso de agradecimento e ressaltou que após esses 45 anos de atuação na UFSM, ele recebe a homenagem com muita alegria e humildade, “tenho muito orgulho de pertencer à UFSM e agradeço as oportunidades que ela me proporcionou em docência, pesquisa, extensão e administração como pró-reitor e secretário”.  Ney também falou sobre a importância de sua experiência como pró-reitor em pesquisa, em que pôde manter laços com entidades que puderam contribuir com a universidade em projetos e pesquisa para graduação e pós-graduação. Para finalizar sua fala, o professor agradeceu mais uma vez a homenagem, “agradeço a minha família que sempre me apoiou e esteve presente em minha vida, para que eu pudesse servir de maneira tão rica ao ensino, a pesquisa e a extensão. Agradeço novamente à Câmara de Vereadores de Santa Maria, e que através de uma educação de qualidade pretendo honrar essa comenda da melhor maneira possível”.

Fotos: Ítalo Padilha.

Repórter: Paula Bisio Mattos – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.