O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) teve a elevação ao conceito 5 no resultado da 150ª reunião do CTC-ES, o qual ratificou a análise e a nota atribuída pela Comissão de Área da Capes. O conceito veio acompanhado do seguinte comentário: “O Programa vem demonstrando inequívoca qualidade, devendo trabalhar no sentido de consolidar os bons resultados, ampliando sua produção qualificada, sua inserção internacional e a formação de pós-graduandos”.
O Programa de Pós-graduação em Educação – cursos de Mestrado e Doutorado, tem como objetivo geral a construção de um suporte teórico-investigativo para fortalecer a produção de conhecimentos relevantes na área da Educação, compreendendo o ato educativo enquanto atividade compromissada e engajada com a problemática humana em suas múltiplas dimensões.
O curso de Mestrado foi regulamentado nos termos do Parecer nº 77169 do Conselho Federal de Educação, do ano de 1967, e o curso de Doutorado no ano de 2008.
O fortalecimento do objetivo geral será efetivado pela integração com as Redes de Ensino, com os Departamentos Didáticos da UFSM, dos cursos de Licenciaturas da UFSM e demais instituições de Ensino Superior tanto local, estadual, da região sul e da integração com os países do Mercosul, retomando os objetivos de origem deste Programa, em uma dimensão compartilhada de convênios em consonância com as Linhas de Pesquisa do PPGE, Grupos de Pesquisas, estabelecendo a integração internacional.
Os alunos egressos do PPGE da UFSM poderão atuar como professores da educação básica, conforme seu diploma de licenciatura. Como docentes e pesquisadores do ensino superior, poderão atuar nos cursos de formação de professores e como docentes e pesquisadores de outras áreas do conhecimento nas quais estejam habilitados.
A Coordenação e o Colegiado do programa agradecem pelo apoio recebido, dando continuidade ao esforço dos que os antecederam na coordenação.