Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Tranquilidade esteve presente no primeiro dia do Vestibular 2013



Nesta sexta-feira (6), teve início o vestibular 2013 da UFSM. Segundo os organizadores do evento, o primeiro dia de prova, de maneira geral, transcorreu tranquilamente. Os candidatos não tiveram problemas com relação ao trânsito, que fluiu calmamente nesse primeiro dia e, segundo a Coperves, não houve registro de candidatos atrasados, apesar do índice de abstenções.

O trânsito, um dos problemas mais recorrentes para os candidatos durante o vestibular, fluiu de maneira tranquila. Poucos minutos antes da prova, a integrante da equipe Coperves, Simone Marion, divulgou para a imprensa o boletim de trânsito, ressaltando que não houve acidente nas faixas que levam até o campus. Simone comenta que desde às 9h, alguns candidatos já estavam no Campus. Simone também conta que, segundo a Polícia Rodoviária Estadual, após a 13h30min, poucos carros entraram no campus da Universidade.

Enquanto os candidatos estavam fazendo a prova do primeiro dia de vestibular, às 15h, o reitor Felipe Müller deu uma entrevista coletiva na Central de Imprensa, localizada no Centro de Tecnologia da UFSM. Müller falou que suas expectativas para o vestibular eram boas e foram correspondidas de tal maneira. O reitor ressaltou, “o vestibular está magnífico, está tudo ocorrendo muito tranquilamente, os candidatos vieram muito bem preparados, vieram com antecedência, por isso já sabiam seus locais de prova e não houve nenhum problema grave quanto a isso”. Sendo seu último vestibular como reitor da UFSM, Felipe Müller comentou, “gostaria de agradecer a todos que se empenharam para que esse vestibular acontecesse, e dizer que estou muito feliz de finalizar meu último vestibular de forma tranquila e muito bem executada”.

Logo após, o presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Coperves), Celso Arami, falou sobre o primeiro dia de provas, “está um sucesso, nós sempre dizemos que se o primeiro dia sucede bem, podemos ficar tranquilos quanto aos dias seguintes”. Quanto à questão da escolha de usar somente caneta preta na prova, Celso comenta “essa foi uma decisão tomada pela Coperves por questão de segurança e não soubemos de nenhum caso em que o candidato tivesse perdido a prova por causa disso”.

O tema do primeiro dia de prova, divulgado pela integrante da equipe Coperves, Liliana Soares, foi “Meio Ambiente”. De acordo com Liliana, o tema serve também para resgatar nos candidatos a importância da preservação na natureza.

Segundo as vestibulandas do curso de Fisioterapia, Ana Carolina Campos e Amanda Souza, o tema foi bem abordado nas questões da prova, “gostei do tema da prova, achei bem legal e acessível a todos”, conta Amanda.

Após a divulgação do tema da primeira prova, foi divulgado o índice de abstenção do primeiro dia de concurso. No processo seletivo seriado, o índice foi de 10%; e no processo seletivo único foi de 21,6%.

O primeiro dia de vestibular também ocorreu de forma tranquila para os candidatos, quanto ao pronto atendimento. Segundo Simone, houve apenas três casos de atendimento: dois, no Campus; e um, no Centro da cidade. Os casos do Campus foram por mal estar e cefaleia e o do centro foi um caso de hipoglicemia.

Fotos: Estéfany Della Flora – Acadêmica de Publicidade e Propaganda.

Repórter: Paula Bisio Mattos – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-13055

Publicações Recentes