Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

O trabalho de um ano resumido em três dias



Neste domingo (8), acontece o terceiro e último dia do vestibular 2013 da UFSM. O evento é organizado pela Comissão Permanente de Vestibular (Coperves) da USFM, por uma equipe composta de 20 profissionais. Apesar de o vestibular ser realizado em apenas três dias, o trabalho da equipe Coperves vem sendo feito desde o início do ano com a elaboração das provas e continua até o fim de dezembro com a divulgação da lista de classificados.

Desde o início do ano, a Coperves trabalha na construção do vestibular da UFSM. O trabalho começa com a formação das bancas para a elaboração das provas do concurso. O presidente da Coperves, Celso Arami conta que as bancas são formadas por professores dos departamentos dos cursos da Universidade e são coordenados por uma professora, cuja identidade é confidencial. O processo de elaboração das provas vai de maio a agosto e passa por uma série de etapas, “a partir da formação das questões pelas bancas, a prova passa por um revisor de linguagem, que não avalia apenas o português, mas também a clareza da questão. Após a revisão, a prova volta para os elaboradores nas bancas”, conta Celso. Celso também comenta que os temas das provas são discutidos pelas bancas juntamente com a coordenadora em reunião.

Neste ano, a Comissão traz uma novidade na elaboração das provas do vestibular: é o Programa de Referência. Segundo a integrante da equipe Coperves, Liliana Soares Ferreira, o funcionamento do programa se dá com a liberação do conteúdo e conhecimento das matérias aplicadas no vestibular às escolas e professores. Os itens apresentados são básicos e podem ser complementados e aprofundados pela escola. Liliana conta, que esse programa faz com que o professor tenha mais liberdade na produção do conteúdo a apresentar ao candidato e também faz com que a prova se torne cada vez mais acessível e de fácil entendimento para o vestibulando.

Com relação à infraestrutura para a realização das provas, Celso conta que são 3.400 pessoas que trabalham para que tudo ocorra da melhor forma. Celso comenta que a Coperves conta com a ajuda da Polícia Rodoviária Federal, na questão do trânsito e também tem o auxílio do exército, onde as provas são guardadas até os dias do concurso.

Após o término do vestibular, o trabalho da Coperves continua com a correção das provas objetivas e a avaliação das redações. Celso conta que a correção das provas objetivas é feita no dia em que as provas são aplicadas e a avaliação das redações é feita por dois avaliadores em cada curso, “essa avaliação da redação aqui na UFSM já é tradição, são duplas escaladas por curso para que possa existir justiça e equidade na avaliação. Em casos de cursos novos ou com pouca procura dos candidatos, algumas duplas avaliam mais de um curso”.  Celso comenta que como algumas provas são realizadas em municípios de todo o estado, a avaliação das redações começará quando todas as provas chegarem à Santa Maria, na próxima sexta, dia 20 de dezembro.

Sobre a lista de classificados, Celso ressalta que a Universidade vai esperar a divulgação das notas do Enem até o dia 27 de dezembro. Se atrasar, não será utilizada na nota do vestibular neste ano. Ele ressalta que o prazo máximo para divulgação da lista é até o dia 31 de dezembro.

Fotos: Estefany Della Flora – Acadêmica de Publicidade e Propaganda.

Repórter: Paula Bisio Mattos – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-13082

Publicações Recentes