A prova de Redação, que será realizada na tarde deste domingo (8), encerra o Vestibular 2013 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com início, às 14h desta sexta-feira (6), o vestibular abordou questões referentes às matérias de Biologia, Física, Geografia, História, Filosofia, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática e Química, tanto no Processo Seletivo Seriado, quanto no Processo Seletivo Único.
O professor de Espanhol e Literatura do Pré-Vestibular Popular Alternativa – um projeto de extensão da Universidade – Alan Ricardo Costa, considerou as provas dos três dias de vestibular condizentes. Na disciplina de Literatura, foram cobradas as novas leituras exigidas no programa de conteúdos, o que para ele é muito positivo. O Espanhol exigiu dos candidatos o que se esperava: leitura crítica e interpretação de texto.
O conteúdo abordado na disciplina de História recebeu algumas críticas relacionadas à distribuição. Professor desta área, Carlos Eduardo Glufke, do Totem Vestibulares, diz ter gostado mais da avaliação do ano passado que abrangeu maior quantidade dos conteúdos exigidos. “O Brasil foi deixado de lado”, reclama. Ele espera que nos próximos vestibulares essa distribuição seja reavaliada, mas destaca a atualidade como ponto positivo das questões.
As professoras de Língua Portuguesa do Riachuelo Pré-Vestibular, Giovana Souza e Daniele Bressan, elogiaram a contextualização e o nível de exigência da prova de Português, caracterizada por bons textos e também por não ser cansativa. Segundo elas, a prova trabalhou de forma coerente todos os conteúdos e tratou muito bem a parte de gramática.
Questões consideradas claras, bem contextualizadas, com temas atuais e adequadas aos alunos, foi a avaliação do professor de matemática do Fóton Vestibulares, Jorge Krug, sobre os três dias de prova da disciplina. Segundo ele, a maioria dos alunos relatou achar a prova acessível.
Os professores dos cursos pré-vestibulares, que acompanharam os três dias de prova do vestibular 2013 da UFSM, elogiaram a evolução da estrutura das questões de cada disciplina. A clareza das provas tem se tornado melhor a cada ano. Além disso, para eles, a instituição está elaborando provas que exigem mais atenção e conhecimento dos candidatos. “Esse ano a prova foi feita para selecionar aluno preparado”, diz Giovana.
Fotos: Estéfany Della Flora – Acadêmica de Publicidade e Propaganda.
Repórter: Franciele Varaschini – Acadêmica de Jornalismo.
Edição: Lucas Durr Missau.