A edição 2013 do tradicional vestibular da UFSM tem término hoje. As provas, que se iniciaram na última sexta (6), trouxeram consigo as temáticas de meio ambiente (PS1), saúde (PS2) e tecnologia (PS3) e abordaram as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura Brasileira, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, e Filosofia.
O vestibular ocorreu de forma tranquila, de acordo com o planejado, como afirma o presidente da Coperves, Celso Arami Marques da Silva. Sem problemas para a aplicação da prova, com trânsito fluido e sem problemas graves relacionados à saúde dos candidatos, o concurso tem avaliação positiva para o professor Celso.
O atual reitor e o vice, Felipe Müller e Dalvan Reinert, respectivamente, falaram com a imprensa no decorrer das provas do vestibular. Ambos reafirmaram a tranquilidade presente no concurso, e também comentaram uma maior preparação por parte dos candidatos. Felipe Muller ainda diz que a realização das provas pelo turno da tarde ajudou a evitar congestionamentos no trânsito e possibilitou mais tranquilidade para os candidatos.
O número de abstenções também foi considerado normal. No primeiro dia de prova, o Processo Seletivo Único apresentou 21,06% de abstenções e o Seriado 10%. No segundo dia, o Processo Único teve 23,5% de alunos a não comparecer na prova, e o Processo Único de 9,1%. Já no terceiro dia, o número foi maior, com 28,3% de abstenções no Processo Seletivo Único e 27,9% no Seriado. A coordenadora de Eventos da Coperves, Simone Marion, indica que o número é maior pela escolha entre os candidatos, que têm que optar por um dos dois modos de processo seletivo.
O número de ocorrências nos Pronto-Atendimentos não foi alto. No primeiro dia, três pessoas passaram pelos centros de atendimento, duas no campus e uma no centro. No segundo dia, 15 pessoas foram atendidas, oito pelo campus e sete no centro da cidade. Já no terceiro dia, o número foi maior, com 23 atendimentos ao todo, 13 pelo campus e 13 pelo centro. As principais causas foram dores musculares, dores de cabeça, de estômago, hipoglicemia e nervosismo de forma geral.
A dificuldade das provas parece ter sido aumentada de forma gradativa. No primeiro dia, os vestibulandos consideraram a prova fácil e não estressante. No segundo, reuniram-se comentários de uma prova exaustiva, mais extensa, o que torna a realização da mesma mais estressante. No último dia, os comentários foram de uma prova mais exigente, complicada, um pouco confusa, extensa e com a temática mais complicada. A mais difícil de todas.
As provas ocorreram normalmente até em suas particularidades. Os vestibulandos com necessidades especiais, cerca de 60, foram instruídos a um local de prova adaptado, no Centro de Educação (CE) da Universidade (em Santa Maria) e locais adaptados nos demais municípios que realizam a prova. Além disso, tinha-se a opção de uma hora a mais para realização da prova. Os sabatistas realizaram a prova do PS2, no segundo dia, a partir das 19h, o que acarretou em um horário diferenciado para divulgação do gabarito da prova.
A diferença do terceiro dia é a realização da redação. Assim, a prova do Processo Seletivo ocorre pela parte da manhã e a redação é feita à tarde. A partir das 15h, os candidatos começaram a fazer a redação, que esse ano teve como tema “Auto ajuda, verdade ou mito”, no qual o candidato deveria opinar entre a veracidade ou não-veracidade do assunto abordado e dissertar de acordo com as normas do concurso. Com a redação, o número de abstenções do terceiro dia aumentou. Pela parte do Processo Seletivo Único, o número porcentagem de 28,3 aumentou para 30,8; e a de 27,9% do Processo Seletivo Seriado aumentou para 31,1%. A explicação é que os candidatos que não comparecem para fazer a redação são eliminados do processo de seleção, exceto aqueles que fazem apenas o PS1 ou o PS2.
A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será usada como complemento (20% da nota total) à nota do vestibular, se for liberada até o dia 27 de dezembro, que é a data prevista pelo Ministério da Educação (MEC). Caso contrário, a nota do vestibular será usada integralmente para o acesso à UFSM em 2014, segundo Celso Arami.
Fotos: Cássio Aguiar – Acadêmico de Produção Editorial.
Repórter: Guilherme Gabbi – Acadêmico de Jornalismo.
Edição: Lucas Durr Missau.
