As alunas Lorena Dutra e Kelara Menezes da Silva, respectivamente dos cursos de Sistemas de Informação e Educação Especial da UFSM, representaram a universidade no 1º Fórum Internacional de Alunos Cotistas. Organizado pela Faculdade Zumbi dos Palmares, o encontro aconteceu de 15 a 17 de novembro, em São Paulo, no Memorial da América Latina. O evento reuniu universitários negros, indígenas e ocupantes de cotas sociais de diversas instituições de ensino superior do país.
Os estudantes tiveram a oportunidade de expor suas realidades locais, relatando como seus ambientes acadêmicos se adaptaram aos sistemas de cotas. No encontro, foi elaborada uma carta de propostas para a melhoria das ações afirmativas no âmbito governamental, sugerindo a adoção de políticas de permanência, revisão dos critérios de concessão de bolsa, mobilidade acadêmica e combate ao racismo institucional.
Também foi assinado um convênio entre o governo brasileiro e os reitores das universidades historicamente negras (historically black colleges and universities), como é conhecido um grupo de instituições de ensino superior norte-americanas concebidas para servir à comunidade negra. O convênio visa à implantação do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, cujo objetivo é proporcionar condições para que estudantes negros, indígenas, alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades possam dar prosseguimento à sua trajetória acadêmica, por meio da concessão de bolsas no Brasil e no exterior.
Também estiveram presentes no fórum alunos representantes de diversas outras instituições, como Universidade de Brasília (UnB), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).