A véspera do Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado (8), foi de homenagens na UFSM. No início da manhã desta sexta-feira (7), o reitor, Paulo Afonso Burmann, e o vice-reitor, Paulo Bayard, recepcionaram as servidoras no prédio da Reitoria com rosas. Foi uma singela homenagem, que teve continuidade a partir das 10h, no Espaço Multiuso, com a mesa redonda Políticas Públicas e Direitos da Mulher, promovida pelo Gabinete do Reitor e Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).
Coordenada pela pró-reitora de Extensão, Teresinha Heck Weiller, a mesa redonda teve a participação de Débora Aparecida Dias, delegada de Polícia, titular da Delegacia da Mulher de Santa Maria; Luciana Rambo, advogada; Daniela Paz, promotora de Justiça; Noemi Aramburu, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; e Maria Celeste Landerdahl, professora da UFSM e líder do Núcleo de Estudos sobre Mulheres, Gênero e Políticas Públicas (NEMGeP). Foram abordados temas relativos aos direitos, saúde da mulher na perspectiva dos direitos humanos, gênero e cidadania, políticas públicas e combate à violência contra a mulher.
Na abertura, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Neiva Cantarelli, deu as boas vindas às participantes. Na sequência, a professora Teresinha Heck Weiller destacou a importância da discussão. “O debate das políticas públicas e dos direitos das mulheres sempre é oportuno e atual”, disse, lembrando que em muitos setores da sociedade ainda não há direitos iguais para homens e mulheres.
Na tarde de hoje, as atividades prosseguem com oficina de automaquiagem e aula de zumba solidária. A Progep estará arrecadando doações de leite longa vida, preferencialmente integral, em todas as atividades que integram a programação do Dia Internacional da Mulher. As doações podem ser realizadas diretamente na secretaria do evento, durante as atividades. O material arrecadado será entregue a uma entidade assistencial de Santa Maria, a ser definida e divulgada oportunamente.
Também marcando o mês da mulher, uma exposição de arte pode ser vista no hall do prédio da Reitoria na sexta-feira. As obras são de membros da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria.
Além disso, ao longo do mês a UFSM sediará atividades da 1ª Jornada de Lutas das Mulheres, promovida por coletivos de discussões e outras entidades que defendem as causas feministas, entre elas a Universidade.
Atividades no campus:
Dia 11 de março: Exibição de curta-metragem seguido de debate, às 9h30min, no Centro de Educação da UFSM, prédio 16;
Dia 12 de março: Café da manhã coletivo e roda de conversa, às 8h30min, no Centro de Educação da UFSM, prédio 16;
Dia 15 de março: Exibição do filme Maria da Penha, às 14h, no Polo de Educação a Distância da UFSM;
Dia 27 de março: Exposição de pinturas e exibição de curta-metragem, às 15h, no Espaço Recombinante (Jardim das Esculturas), prédio 16, Centro de Educação da UFSM;
Dia 31 de março: Encerramento da 1ª Jornada de Lutas das Mulheres, às 18h30min, no salão Gulerpe, no HUSM, campus.