Mantendo a tradição de participar da maior feira do agronegócio brasileiro, algo que ocorre desde 2001, a UFSM marca presença na Expodireto Cotrijal 2014, que acontece até sexta-feira (14) em Não-Me-Toque. Com uma área de 1.250 m², o estande da UFSM abriga o Projeto CR Campeiro e o Projeto Aquarius, do Centro de Ciências Rurais; o Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão e o Setor de Fruticultura do Colégio Politécnico e o Laboratório de Agricultura de Precisão (LAPSul) do campus de Frederico Westphalen.
O principal foco da exposição da UFSM são as pesquisas desenvolvidas na área de Tecnologias de Agricultura de Precisão, nas linhas de Manejo de Sítio Especifico de Solo e Planta, Máquinas Agrícolas e Geotecnologias. A equipe da UFSM presente no evento é composta pelos professores Antonio Santi, Claire Cardoso, Enio Giotto, Diniz Fronza, Telmo Amado e pelo técnico-administrativo Juliano Molinos. Também participam 17 alunos de graduação e pós-graduação.
Durante a semana, estão programadas cinco palestras de professores da UFSM na Casa do Plantio Direto. Também será assinado convênio entre a universidade e o Instituto Brasileiro do Mate, na área de Silvicultura de Precisão. Ainda será realizada uma defesa de dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Agricultura de Precisão.
Pela primeira vez, o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, estará presente na Expodireto. Nesta quinta-feira (13), ele vai participar de audiências com lideranças do agronegócio. Ele destaca que, neste ano, a universidade está com uma participação mais expressiva no evento, com presença também da Pró-reitoria de Extensão (PRE).
Destaca-se também a premiação recebida pelo professor Arci Dirceu Wastowski, do campus de Frederico Westphalen, com o Troféu O Campeador, concedido pela RBS no evento. O projeto premiado aborda a questão do aumento da eficiência do uso da água na suinocultura.