Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

​Aprendizados do ballet



* Sabrina Cáceres

O projeto “Técnica de ballet na contemporaneidade” é realizado pelo curso de Dança – Bacharelado do Centro de Artes e Letras (CAL), coordenado pela professora Sílvia Wolff e auxiliado por alunos bolsistas. O próximo módulo será realizado de setembro a novembro deste ano e vai ser composto de aulas divididas em três partes: exercícios executados no chão, na barra e no centro da sala de aula. Esse projeto se refere, de acordo com Wolff, a um curso de extensão no qual são oferecidas aulas de ballet a partir de uma abordagem somática. 

Os movimentos de dança são aprendidos de forma que se compreenda os princípios envolvidos em cada passo, que são identificados e auxiliam no estudo do corpo em movimento. Paralelamente ao curso, é desenvolvido ainda, um projeto de pesquisa a partir das percepções dos participantes sobre a prática do ballet na contemporaneidade. O curso começou em setembro de 2013, com uma proposta de Wolff, a partir da manifestação de interesse dos alunos das disciplinas de Fundamentos da Dança Clássica I e II, por um aprofundamento de seus estudos de balé. Além disso, a temática já estava presente nas pesquisas de doutorado da professora. 

O público-alvo do curso são bailarinos clássicos e contemporâneos com ou sem base de ballet. Participam das aulas alunos de dança e de outros cursos da Universidade, sendo também aberto para membros da comunidade de dança de Santa Maria e arredores. Segundo Wolff, as aulas acontecem no espaço Multiuso, e os horários podem variar de semestre para semestre em função dos horários dos envolvidos no projeto, mas sempre com a realização de duas aulas por semana, com duração de duas horas. 

A aula divide-se em três partes: exercícios executados no chão, na barra e no centro da sala de aula. Cada parte é realizada com um crescente grau de complexidade na execução de movimentos mais lentos (adágio), mais rápidos (allegro), giros, saltos, entre outros, sempre propondo uma execução a partir de uma consciência corporal advinda de abordagens somáticas do movimento humano. 

O objetivo geral do projeto é proporcionar ao aluno conhecimento teórico e prático da dança clássica e suas relações com a contemporaneidade. Entre os vários objetivos específicos se encontram estudar os princípios de movimento envolvidos na execução do ballet, explorar possibilidades de criação a partir da linguagem do ballet e atender à demanda de alunos de dança e de outros cursos da UFSM por aulas de ballet. Wolff declara que “o processo vivenciado ao longo de cada aula e do curso possibilita uma maior compreensão da técnica como um todo e um melhor uso da mesma a serviço das necessidades de cada indivíduo”. Wolff já ministrou cursos e aulas baseados na filosofia implementada no projeto durante o Santa Maria em Dança de 2013 e provavelmente o fará de novo em 2014. O projeto  Técnica de ballet na contemporaneidade” será apresentado na Jornada Acadêmica Integrada (JAI) 2014 e possivelmente no 3o Congresso da Associação Nacional de pesquisadores em Dança (ANDA), em Salvador, em setembro deste ano.

* Acadêmica de Jornalismo, bolsista da  Coordenadoria de Comunicação Social

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-15245

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes