No início de 2013, a tragédia ocorrida na Boate Kiss em Santa Maria abalou o mundo acadêmico presente na cidade. Com o acontecido, muitas lições também foram dadas às estruturas políticas e sociais brasileiras. Nesse sentido, o projeto “Catástrofe, Trauma e Resistência: experiência estética na formação de Professores”, do professor Amarildo Luiz Trevisan, busca repensar a educação a partir desses tipos de tragédias, por se mostrar necessária a formação sensível à prevenção de catástrofes coletivas.
O projeto busca investigar obras de autores que utilizaram o tema do holocausto na perspectiva da literatura de testemunho. A partir do confronto entre a experiência empírica e o conteúdo teórico acumulado, ocorre a busca do entendimento sobre a prática da formação de professores sob o ponto de vista da discussão estética. A ideia parte de uma demanda da sociedade em obter novas posturas sob o campo de formação de professores e sob a necessidade de uma nova ordem de pensamento que repensa a docência do “saber-fazer” em virtude do “saber-prevenir” e do “saber-expressar”.
Além dessas preocupações, há também a de saber em que propensão e de que maneiras são oferecidos aos alunos os subsídios para repensar a necessidade de que catástrofes como a ocorrida em Santa Maria não se repitam e de analisar a proposta de educação para a cidadania democrática, com alicerce no pensamento crítico, na cidadania universal e na imaginação empática, que permitiria reorientar vidas além do objetivo específico de uma vida mercadológica. “Acreditamos que a formação de professores pode construir importantes saberes com potenciais reflexivos e terapêuticos. Desse modo, a justificativa da estética como possibilidade do saber-expressar, tem a intenção de promover a representação do que é indizível para a consciência” – reforçou o Professor.
O projeto foi iniciado em novembro de 2013 e tem duração prevista de 3 anos. É desenvolvido fundamentalmente pelo grupo de pesquisa Formação Cultural Hermenêutica e Educação e é formado por pesquisadores da UFSM, Uniplac, UnC, Unipampa, Universidade Carlos III de Madri/Espanha e pelo Grupo Regional de Estudos e Pesquisas em Educação Básica, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), Uniplac e UnC, além da participação e apoio nas discussões, nas oficinas pedagógicas e eventos, de colegas e alunos de outras instituições e professores das redes de ensino fundamental e médio.
A proposta é buscar, enfim, as modificações ocorridas no cotidiano da educação da cidade de Santa Maria após a tragédia da Boate Kiss. A ideia é buscar o levantamento da autoestima da população, abalada com a tragédia. A maior preocupação é que o discurso jurídico-político, não menos importante, assuma o espaço das discussões antropológicas, filosóficas e psicológicas. A contribuição à sociedade, então, parte das exigências de uma educação mais preparada a enfrentar catástrofes coletivas, mas que seja capaz de, antes de enfrentá-las, preveni-las.
* Germano Molardi, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Coordenadoria de Comunicação Social
Projeto repensa docência, buscando uma educação para a cidadania democrática