De
4 de setembro, três eventos paralelos vão proporcionar discussões sobre práticas
de ensino e aprendizagem de linguagem, bem como a construção de conhecimentos
sobre a conexão entre popularização da ciência, cultura, mídia, linguagem e
educação. Promovidos em uma parceria entre a UFSM e a Universidade do Vale do
Rio dos Sinos (Unisinos), estes eventos são a 3ª Jornada de Multiletramentos, a
5ª Jornada de Popularização da Ciência e o 2° Encontro de Produção Textual. As
atividades vão ocorrer no auditório do prédio 67 do campus de Santa Maria.
A Jornada de
Multiletramentos é um espaço para a divulgação e discussão de pesquisas e
práticas pedagógicas e experiências docentes, voltadas à qualificação de
profissionais da área da ciência da linguagem. A ênfase é em perspectivas
teórico-metodológicas que fomentem a interdisciplinaridade, as inovações no
ensino e na aprendizado da linguagem, assim como a redefinição dos papéis de
aluno e professor.
Quanto à Jornada de
Popularização da Ciência, a sua criação deve-se à realização de pesquisas
bilaterais entre a UFSM e a Unisinos, por meio de dois projetos:
– “Divulgação Científica: Estratégias Retóricas e
Organização Textual”, coordenado pela professora Maria Eduarda Giering, do
curso de Letras da Unisinos;
– “Análise Crítica de Gêneros de Artigos de
Popularização da Ciência”, coordenado pela professora Désirée Motta-Roth,
do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFSM.
O diálogo estabelecido entre os pesquisadores atuantes
nestes dois projetos possibilitou a realização da 1ª edição da jornada, em
2010. Desde então, o evento é promovido anualmente, visando a discutir ações
interdisciplinares implicadas na tarefa de popularização científica, e também a
instrumentalizar professores do ensino básico, acadêmicos e pós-graduandos de
Letras e Jornalismo.
O Encontro de
Produção Textual tem como foco a produção de textos no contexto escolar. A
proposta do evento surgiu do diálogo de professores de língua portuguesa e
artes de escolas de educação básica com os participantes do projeto Ateliê de
Textos, coordenado pela professora Cristiane Fuzer, do Departamento de Letras
Vernáculas da UFSM. O encontro configura-se em um espaço para discussões e
trocas de experiências referentes ao trabalho com a escrita na escola, com o
objetivo de propiciar um intercâmbio entre professores, pesquisadores e estudantes
de graduação e pós-graduação envolvidos em atividades de ensino, pesquisa e
extensão.
Além do projetos citados, a realização dos três eventos
simultâneos tem a participação do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e
Redação (Labler). O prazo para inscrever trabalhos encerra-se na próxima
segunda-feira (18), enquanto que as inscrições para ouvintes seguem abertas até
o dia 3 de setembro.
Entre os palestrantes confirmados, constam professores
Universidade de Michigan (dos EUA), Universidade de São Paulo (USP),
Universidade Estadual de Londrina (UEL), Centro Universitário
universidades federais de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul (UFRGS), do
Tocantins (UFT) e do Rio Grande do Norte (UFRN). Na programação, constam
conferências, mesas-redondas, minicursos e comunicações de trabalhos.
A programação completa, instruções para inscrição e outras
informações estão disponíveis na página www.ufsm.br/lablerx.