Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

​Diversão e aprendizagem



Desta segunda (6) até quarta-feira (8), a UFSM
sedia o 1° Simpósio Internacional de Games, Mundos Virtuais e Tecnologias na
Educação (Sigatec) e o 2° Seminário de Arte Interativa e Tecnologias de
Informação e Comunicação. O objetivo é discutir, através de palestras e
apresentações de trabalhos, as implicações do uso de jogos digitais, mídias
locativas, mundos virtuais e tecnologias na educação para a aplicação de
práticas pedagógicas tanto na universidade quanto no contexto escolar.

Segundo a professora do
Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM), Susana dos Reis, a
realização do simpósio se dá pelo interesse comum de dois grupos de pesquisa
que há dois anos vêm trabalhando na produção de um jogo com fins educativos. A
intenção é discutir de que modo os jogos educacionais podem ser mais atrativos
aos jovens, de modo que os jogos tenham conteúdos que gerem interação, mais
especificamente aos alunos de ensino médio e ensino superior.

“Há várias pessoas que
afirmam ter aprendido inglês jogando, uma das minhas preocupações é justamente
isso, é ver em que medida o aluno realmente aprende no jogo”, salienta. Os
jogos estão sendo desenvolvidos para educadores aplicarem e usufruírem desse
complemento para uma aula mais dinâmica.

Um dos destaques do
evento será a webconferência do professor da Arizona State Aplicada, James Paul Gee, além das palestras de
vários professores renomados, como a pesquisadora Arlete dos Santos Petry e a
professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Viviane Maria
Heberle.

Para Susana, a
importância do simpósio está no fato de que não é mais aceitável que os
professores sejam indiferentes às práticas tecnológicas, onde os alunos dessa
nova geração digital estão engajados e usam a internet e outras tecnologias
como ferramenta de entretenimento e informação. Ela salienta que é preciso que
os professores inovem e se insiram no uso desses meios, porque os alunos não
estão saindo preparados da escola.

Os alunos inscritos
para a apresentação de projetos de jogos educativos terão a oportunidade de
mostrar suas propostas e também aprender mais sobre esse tema, ainda pouco
recorrente nos meios educacionais.

O evento é uma parceriaentre os grupos de pesquisa GRPesq/CNPq –
Nupead – Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a Distância e
Interact, e o Laboratório de Línguas e o LabInter, do CAL.

Mais informações no site do evento.

Texto: Mariana Flores, acadêmica de
Jornalismo, bolsista da Coordenadoria de Comunicação Social

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-17292

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes