Começaram às 8h deste domingo as provas do Processo Seletivo 3 (PS3) da UFSM. Os candidatos têm até às 12h20min para a realização. Momentos antes do início da aplicação das provas, os jovens encontravam-se mais tranquilos do que nos demais dias de concurso.
Em relação ao nível de exigência das provas até agora, alguns alunos avaliaram que o segundo dia foi um pouco mais cansativo e se encontram mais calmos para este domingo. A maior preocupação de muitos dos alunos é com relação à prova de redação, à tarde. Muitos esperam que o tema seja relacionado com alimentação, devido aos temas apresentados nas questões das primeiras provas.
De acordo com Helena Parcianello, candidata de 22 anos e moradora de Santa Maria, a prova do PS1 apresentou um tema muito interessante nas questões, já o do segundo dia foi mais cansativo e repetitivo. Ela tem expectativas de ter um melhor desempenho neste último dia do exame e está serena. Este ano é o seu segundo vestibular, porém para Zootecnia é a primeira tentativa.
Para o estudante Henrik da Cruz Martini, de 22 anos, aluno de Engenharia Mecânica do campus de Cachoeira do Sul, o clima também é de tranquilidade, sua expectativa para hoje é que prova esteja mais acessível que a de ontem. Henrik presta vestibular pela quarta vez, anteriormente já tentou ingressar em Física, e hoje pretende mudar-se para a UFSM por uma questão de proximidade com suas tarefas externas.
Em relação ao tema da redação, a aluna Júlia Trevisan, de 18 anos, acredita que pode ter relação com a água. Ela é de Faxinal do Soturno e está prestando vestibular para Administração, pelo Processo Seletivo Único. Oontem ela não conferiu o gabarito porque acredita que isto atrapalha um pouco e aumenta o nervosismo. Hoje a candidata chegou bem cedo para aguardar a abertura dos portões e não correr o risco de se atrasar.
Neste momento muitos pais, amigos e familiares esperam em frente aos prédios para apoiar os candidatos, o clima é de serenidade e grandes expectativas hoje no campus da Universidade.
Texto: Mariana Flores, acadêmica de Jornalismo
Fotos: Rafael Happke


