O grupo Arte Postal & Natureza realiza exposição de seus trabalhos desde segunda-feira (20) até 29 de abril, no hall do Centro de Artes e Letras (CAL), no campus da UFSM. A ideia surgiu a partir da convocatória internacional de Arte Postal & Natureza, onde artistas e apreciadores das artes participaram criando e enviando postais, no formato 10×15, tendo como tema a natureza. A convocatória, organizada pela professora Helga Corrêa e pelas alunas Marina Attiná Jozala e Bruna Berger, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART) da UFSM, iniciou em agosto de 2014 e encerrou em fevereiro de 2015.
Ao total, estão sendo expostos 404 postais, de 197 pessoas, de 18 países diferentes, incluindo Alemanha, China, Grécia, Japão, Itália, Estados Unidos, Argentina, entre outros
O grupo já realizava exposição online desde que os primeiros postais foram recebidos e continuará permanentemente no endereço. Todos que enviaram trabalhos receberam um certificado de participação no evento. A entrada para a exposição na UFSM é gratuita.
A arte postal, também conhecida como “mail art” em inglês ou “arte correo” em espanhol, surgiu durante os anos 60, com a finalidade de buscar o relacionamento entre os artistas de diferentes partes do mundo. Desde então, até os dias de hoje, organizam-se convocatórias em diferentes países, abertas a quem tiver interesse em participar, sem júri nem fins lucrativos, e muitas vezes distantes dos espaços de exposições convencionais. Com a arte postal, conhecemos um pouco sobre outras culturas e aproximamos pessoas, criando uma rede de compartilhamento. A arte postal é um meio criativo de comunicação que envolve uma cultura global, através da troca de costumes, estilos de vida e interesses diversos. Ela não existe a partir de seu momento de criação, na ideia original, mas sim em seu percurso, no decorrer do caminho em que há a formação da rede de relações entre as pessoas.