Diversos serviços de comunicação eletrônica estarão indisponíveis na UFSM na próxima quarta-feira (20), devido à instalação de um novo gerador de energia elétrica no Centro de Processamento de Dados (CPD). A internet estará fora do ar, e há a possibilidade de o mesmo acontecer com a telefonia fixa na instituição. O desligamento dos servidores, programado para essa data, vai impossibilitar ainda o acesso aos portais e páginas web hospedados no CPD e também ao ponto eletrônico e serviços de rede – incluindo o Sistema de Informações para o Ensino (SIE).
A troca de gerador no CPD tem o objetivo de melhorar a disponibilidade dos sistemas de informação na UFSM, que atualmente é prejudicada sempre que há oscilação ou queda momentânea de energia. A situação é comum principalmente no verão, quando a demanda por energia elétrica aumenta. O gerador atualmente instalado no CPD não tem respondido adequadamente a essas quedas e oscilações, por isso será encaminhado para conserto.
Adquirido ao custo de quase R$ 300 mil, o novo gerador tem potência de 360 quilovoltamperes (kVA). Abastecido a diesel, sua autonomia pode variar de 8 a 12 horas (dependendo da demanda de energia). Técnicos da empresa Stemac vão instalá-lo durante toda a manhã e tarde da próxima quarta. Este é o tempo necessário para a realização do start-up, que inclui configuração, ajustes, testes e outros procedimentos necessários para colocar o gerador em operação.
Após consertado, o gerador antigo será novamente instalado no CPD, ficando como reserva técnica em caso de falha do novo equipamento. Entretanto, os mesmos procedimentos de start-up programados para a próxima quarta terão de ser repetidos quando da reinstalação do gerador antigo (que ainda não tem data para acontecer). Ou seja, a internet e os outros serviços de comunicação mencionados acima ficarão novamente indisponíveis durante um dia inteiro na universidade.
Os demais campi não serão afetados em relação ao seu acesso à internet, que é independente. Porém, não terão acesso a nenhum serviço que dependa de conexão com o campus central.
Texto e fotos: Lucas Casali
