Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aprendizagem no ensino superior e acessibilidade foram temas de seminários



Programação em Braille

O Ânima – Núcleo de Apoio à Aprendizagem na Educação e o Núcleo de Acessibilidade promoveram, no dia 19 de junho, o 2º Seminário Aprendizagem no Ensino Superior e o 2º Seminário Acessibilidade, que tinham por objetivo promover espaços para discussão de temáticas relacionadas à educação, aprendizagem no ensino superior e acessibilidade entre a comunidade acadêmica da UFSm e outras instituições.

Os eventos ocorreram no auditório do CT, que conta com rampas, elevador, espaço para usuário de cadeira de rodas, banheiros acessíveis e cadeiras para obesos, permitindo que pessoas com diferentes necessidades pudessem participar do evento sem obstáculos.

Mesmo com toda essa estrutura, é importante destacar que cartazes indicativos desses lugares são necessários e auxiliaram na organização dos seminários. Ainda assim, o evento disponibilizou uma equipe de apoio que auxiliou os participantes na localização no prédio, com cartazes e orientações.

Como a principal preocupação da equipe organizadora foi a acessibilidade, a programação do evento em Braille foi ofertada aos participantes cegos. Nessa mesma perspectiva, o Hino Nacional reproduzido no início do evento também foi projetado em Libras (confira aqui). 

O evento contou, ainda, com tradutoras/intérpretes de Libras e audiodescrição. Este último recurso consiste na descrição clara e objetiva de informações contidas em uma imagem e que não estão presentes no diálogo do apresentador. Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a audiodescrição é recurso de acessibilidade na comunicação que consiste no conjunto de técnicas e habilidades, aplicadas com objetivo de proporcionar uma narração descritiva em áudio, para ampliação do entendimento de imagens estáticas ou dinâmicas, textos e origem de sons desapercebidas ou incompreensíveis, especialmente sem o uso da visão. A audiodescriçao foi destaque nesse evento, que contou com o apoio da equipe da Multiweb, coordenada pelo servidor Jorge Luiz Alves. Pela primeira vez, foi disponibilizado um suporte técnico para a realização deste trabalho na Universidade.

Equipes que atuaram na organização

A mesa de abertura foi composta pela pró-reitora de Graduação, Martha Bohrer Adaime, pela diretora do Centro de Educação, Helenise Sangoi Antunes, pela coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Ânima, Sílvia Maria de Oliveira Pavão, e por representantes das comissões de Acessibilidade e Aprendizagem, Marcia Rejane Julio Costa e Leonardo Lima de Senna.

A primeira palestra do seminário intitulava-se “Mudanças e adaptações curriculares em tempos de inclusão na Educação Superior”, ministrada pelos professores da Unisinos Alfredo José da Veiga Neto e Maura Corcini Lopes.

Na primeira parte da tarde, os participantes puderam assistir à apresentação de tango “Encontro de Almas”. Os Intérpretes bailarinos foram Cecília Bazzotti e Jorge Luiz Cardoso Pasquotto.

No turno da tarde, o evento contou com duas mesas de discussão. A primeira, “Atuação da Equipe Interdisciplinar para a aprendizagem na universidade”, teve como palestrantes a professora do Centro de Educação Fabiane Adela Tonetto Costas, a tradutora/intérprete de Libras Carine Martins Barcellos, a educadora especial e psicopedagoga Clariane do Nascimentos de Freitas e o psicólogo Renato Favarin dos Santos. A segunda mesa, “Função/atuação das pró-reitorias frente aos processos de aprendizagem e acessibilidade na universidade”, foi composta por representantes das pró-reitorias de Assuntos Estudantis, Extensão, Graduação, Gestão de Pessoas e Infraestrutura, e apresentou o trabalho desenvolvido por cada uma delas.

O evento foi encerrado com a apresentação de 12 trabalhos acadêmicos, distribuídos nos seguintes eixos: Universidade e Aprendizagem, Universidade e educação inclusiva, Universidade e escola, Universidade e Acessibilidade.

A comissão organizadora informa  que o livro “Aprendizagem e Acessibilidade – travessias do aprender na universidade”, obra organizada a partir dos artigos aprovados nos seminários, já está disponível em formato digital nas páginas dos Núcleos, assim como os certificados de participação.

Fotos: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-21886

Publicações Recentes