Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Recital em homenagem ao centenário do fundador da UFSM será no sábado



Neste sábado (25), no Theatro Treze de Maio, às 20h, os santa-marienses terão a oportunidade de assistir a um recital de canto, com árias e duetos de óperas interpretadas por cantores líricos de Santa Maria e Porto Alegre, com entrada franca.

O recital Árias e Duetos Favoritos faz parte das comemorações do centenário de José Mariano da Rocha Filho. Nascido no dia 12 de fevereiro de 1915, o fundador da Universidade Federal de Santa Maria completaria 100 anos em 2015. Oitavo filho de Maria Clara e José Mariano da Rocha nasceu em Santa Maria, na mesma casa em que viveu durante toda a sua vida.

José Mariano da Rocha Filho liderou o movimento pela interiorização do ensino superior no Brasil entre os anos de 1945 a 1973 e mudou a configuração da educação e a presença das universidades no Brasil e na América Latina.

Em 1945, quando Mariano da Rocha assumiu o cargo de diretor da Faculdade de Farmácia de Santa Maria existiam apenas cinco universidades públicas no Brasil, em 1973 ele deixou o cargo de reitor da UFSM com um panorama completamente distinto.

A Universidade de Santa Maria por ele idealizada e planejada foi concretizada em 1960, e significa a concretização de seus esforços pela interiorização, democratização e qualificação da educação superior no Brasil.

Em 1971 recebeu o título de Educador das Américas, proposto pelos reitores das universidades latino-americanas, em 1991 recebeu o título de Cidadão Santa-Mariense do Século concedido pela Câmara Indústria e Comércio e Câmara de Vereadores de Santa Maria e, em 1999, foi eleito um dos 20 gaúchos do Século XX.

O recital faz parte do Projeto Palco Treze do Theatro Treze de Maio, com o apoio da Fundação Eny e da Secretaria de Município da Cultura. O repertório é constituído por árias e duetos, que fazem parte de óperas apreciadas pelo Fundador da UFSM.

A interpretação é dos cantores Rosimari Oliveira (soprano), Cesare Barichello (tenor) e Daniel Germano (baixo).

Os duetos e árias que fazem parte do programa do recital são das óperas Madama Buterfly, Manon Lescaut, Tosca e La Bhoème de Giacomo Puccini e das óperas Nabuco, Ernani e La Força Del Destino de Giuseppe Verdi.

Confira o programa completo aqui.

Mais informações no site WWW.ufsm.br/marianodarocha.

Colaboração: Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello

Fotos: divulgação


Rosimari Oliveira

Cesare Barichello

Daniel Germano

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-22106

Publicações Recentes