Na próxima quarta-feira (19) ocorre a votação da Consulta Popular, momento em que os eleitores vão às urnas para ajudar a escolher as prioridades e os projetos sobre os quais o governo estadual irá direcionar investimentos.
Neste ano, a população poderá votar em quatro demandas, priorizando as áreas da Saúde e Educação. Os outros dois votos devem ser entre Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Rural e Agricultura.
Além disso, o eleitor poderá votar em quatro “áreas estratégicas” que julgar serem prioritárias em sua região. No caso da Região Central, as opções disponíveis são: Cultura e Inclusão Digital; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Rural; Saúde; Segurança Publica e Defesa Civil; Irrigação; Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Esporte, Lazer e Turismo; Desenvolvimento Social e Erradicação da Pobreza.
“O cidadão dará um norte para o governo daquilo que é importante para a região, na sua opinião. Vivemos em um tempo em que criticamos muito o governo, e a critica é saudável, mas a Consulta Popular é uma oportunidade para sermos pró-ativos”, ressalta Silon Prochat, presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Região Central e coordenador de Empreendedorismo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) da UFSM.
A votação acontece nas sedes dos 28 Coredes do Estado, onde estarão disponíveis cédulas de votação, e pela internet. Para votar, o cidadão necessita apenas do número do seu titulo de eleitor.