A diretora do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) e professora do Departamento de Ecologia e Evolução, Sonia Zanini Cechin, é uma das autoras do livro “Os Campos do Sul”.
Resultado de um projeto em rede com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal do Pampa, a publicação aborda a situação dos campos sulinos, como a perda deste patrimônio tem sido negligenciada, aponta os caminhos para sua conservação, aspectos culturais e históricos vinculados às paisagens campestres e a imensa biodiversidade encontrada.
O livro, publicação resultante de uma parceria de um projeto em rede (Sisbiota) com recursos financeiros da Fapergs, CNPq e Capes, é composto por vários capítulos com diferentes autorias.
Sonia participa do capítulo que aborda a área de sua especialidade, o grupo dos anfíbios, juntamente com o professor Tiago Gomes dos Santos (Unipampa), além de duas orientadas de pós-graduação, Samanta Iop e Bruna Assmann. O texto se debruça principalmente sobre a biodiversidade dos anfíbios nos campos sulinos.
“Os Campos do Sul” é um livro voltado à divulgação científica, com a intenção de alcançar principalmente o público fora da academia e tem o intuito de defender a importância dos campos para a conservação da biodiversidade, da cultura do gaúcho e para a prestação de serviços ambientais. “Só preservamos o que conhecemos e por isso a importância de levarmos ao público o conhecimento desse patrimônio que é nosso”, destacou Sonia.
No dia 29 de julho, o livro foi entregue ao reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, que destacou a importância da publicação.
Informações sobre a obra podem ser solicitadas pelo e-mail ac.ccne.ufsm@gmail.com.
Assessoria de Comunicação do CCNE
