Desde o dia 21 até a última sexta-feira (28), aconteceram na UFSM atividades referentes à Semana Nacional das Pessoas com Deficiência, realizadas pelo Núcleo de Acessibilidade. A semana compartilhou a programação com a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e com o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coepede).
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência surgiu em 1964, movimento que teve início junto às Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). Porém, só agora a Universidade conseguiu organizar uma semana de atividades em prol desse assunto, por vezes esquecido pela sociedade.
O objetivo dessa semana, segundo a professora do curso de Terapia Ocupacional Taísa Ferreira, foi conscientizar a população sobre as diferenças, tanto dentro do âmbito acadêmico quanto fora dele. Mostrar que as pessoas com deficiência precisam de visibilidade, de atenção e de espaço na academia e na comunidade.
O assistente em administração do Núcleo de Acessibilidade Cristhian Sehnem, que é deficiente visual, pontuou algo que em geral passa despercebido: “Quando se fala em acessibilidade, todo mundo pensa em rampas de acesso e elevadores, mas acessibilidade é muito mais do que isso. É também piso tátil, tradutores intérpretes de Libras, impressões em Braille. São muitas coisas às quais acabamos não tendo acesso”.
Dentre as tantas atividades da programação, uma delas foi uma conscientização sobre os direitos à acessibilidade, realizada na sexta (21), no campus. A atividade “Seu nome em Braille” estava propondo que as pessoas presentes escrevessem seu nome em Braille e, assim, soubessem como é difícil. Além disso, estavam expostos textos impressos em braile e outras peças que podiam ser exploradas.
A coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, Sílvia Maria de Oliveira Pavão, contou: “Como toda proposta inicial, até que as pessoas conheçam, demora um pouco, mas, para essa primeira ação, já estamos bem satisfeitos com a receptividade, tanto da comunidade interna, que tem atuado nas atividades, como da externa, município e estado”. Ela ainda afirmou que a intenção é realizar a programação todos os anos.
Mais informações sobre a sobre a Semana Nacional das Pessoas com Deficiência aqui.
Texto: Sabrina Cáceres, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Tainara Liesenfeld, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
