Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

​Formandos em Psicologia convidam a comunidade a discutir o corpo como acessório



Do dia 1° até 3 de setembro, será realizada mais uma edição do evento Noites de Psicologia, que já está na sua sétima edição. Criado em 2008, o evento tem o objetivo de oportunizar um espaço para debates sobre temas relevantes da área de psicologia, porém ainda pouco explorados na formação acadêmica. A atividade vai ocorrer no auditório da antiga reitoria, a partir das 19h.

Sempre organizado pela turma de formandos, que se divide em comissões para dar conta da demanda, o Noites de Psicologia já virou uma tradição do curso, ocorrendo no 2° semestre de cada ano. Além de fazer um fechamento da graduação em torno de um tema selecionado pela turma, o evento ajuda na arrecadação de fundos para a formatura.

O tema deste ano é “O corpo como acessório(?)”. Ou seja, serão discutidas concepções que enxergam o corpo como um possível acessório para a pessoa se sustentar na sociedade do mal-estar. “São inúmeros os perpasses do corpo na contemporaneidade. Podemos falar sobre a temática de diversas formas, com diversos enfoques, e certamente, três noites são um período curto para tratar de tantas coisas que o corpo pode abarcar”, disse a acadêmica Larissa Pierry.

Segundo os estudantes, a ideia de como o corpo é visto e percebido pelo sujeito e pelo meio em que está inserido é de grande valia para discussões, por isso temas como distúrbios alimentares e a questão da velhice foram escolhidos para nortear as discussões.

A proposta da primeira noite é a abertura, de uma forma mais geral, para introduzir o ouvinte na temática do corpo contemporâneo, enquanto a segunda e terceira noites têm temas mais delimitados, para aprofundar os debates e discussões de forma mais pontual. “Convidamos os palestrantes por serem profissionais que tiveram perpasses em nossa formação, seja por termos tido contato em eventos ou lido textos de sua autoria, além de serem profissionais que trabalham com a temática em questão e que certamente contribuirão muito para o evento”, disse a acadêmica Nilve Junges.

A novidade que os formandos trazem para este ano é que a cada noite, antes do início das palestras e discussões, haverá algumas aberturas diferenciadas. Serão materiais que se relacionam com o tema, a fim de instigar o participante, e que venham a contribuir com as discussões propostas sem que as pessoas precisem ler algo antes do evento para estar inteirados do tema.

O evento é direcionado a todos que tenham interesse em discutir e saber um pouco mais sobre a temática proposta. O evento não é reduzido apenas à área da psicologia ou à universidade. “Qualquer um, sendo estudante, profissional, ou apenas tendo interesse ou curiosidade a respeito do tema, será muito bem-vindo no Noites de Psicologia.” afirma Larissa.

A programação completa e outra informações constam na página do evento no Facebook.

Texto: Sabrina Cáceres, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-22712

Publicações Recentes