A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) recebeu, dentro da previsão da Chamada Interna para Seleção de Propostas de Cursos Novos (APCN) Stricto Sensu (mestrado e doutorado), para aprovação na UFSM em 2015 e início de funcionamento em 2017, quatro propostas, derivadas das comissões especialmente designadas para a elaboração destes projetos de novos cursos de pós-graduação.
As quatro propostas de novos cursos referem-se à criação de mestrados acadêmicos em Turismo, Ciências da Saúde, Engenharia de Telecomunicações e Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.
A proposta de Turismo é apresentada por um grupo de docentes lotados na Unidade Descentralizada de Ensino Superior de Silveira Martins. A proposta do mestrado em Ciências da Saúde é proveniente do Cesnors campus de Palmeira das Missões, e as propostas de Engenharia de Telecomunicações e de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo foram apresentadas por comissões nomeadas pelo Centro de Tecnologia.
A partir de agora, as propostas serão encaminhadas ao Comitê Assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa com o objetivo de avaliação e submissão à aprovação de propostas destes cursos novos stricto sensu a serem apresentadas à Capes para recomendação e autorização de funcionamento.
Desta forma, segundo o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa, José Fernando Schlosser, se mantém a tendência de incremento deste nível de formação de recursos humanos qualificados na UFSM.
Atualmente, mais quatro propostas estão sendo avaliadas na Capes para autorização de funcionamento a partir de março de 2016: os mestrados acadêmicos em Agronegócios, Educação Ambiental, Ciência e Tecnologia Ambiental e Engenharia Mecânica e o mestrado profissional em Administração Pública.