Conselho Universitário dá encaminhamentos ao processo da Estatuinte

O Conselho Universitário (Consu) da
UFSM aprovou em sessão na manhã desta sexta-feira (25) o pedido de vista que prevê a continuidade da metodologia elaborada pela Comissão Pré-Estatuinte, com a posterior escolha dos delegados.

Na sessão do Consu do dia 25 de agosto,
a proposta de metodologia para desenvolvimento do processo da Estatuinte recebera pedido de vista. Na ocasião,
foram discutidas três propostas: uma, da Comissão de Legislação e Regimentos
(CLR) do Consu, pela rejeição; outra, também de integrante da CLR, pela
aprovação; e ainda um encaminhamento de representantes do Centro de Educação
(CE). Confira matéria com mais informações sobre a metodologia aqui.

Nesta
sexta, após exposições dos conselheiros e análise das propostas, o pedido de vista foi aprovado por 26 votos a favor e 19 contra.

“O processo da Estatuinte vir para o Consu é no mínimo uma satisfação ao Conselho
Universitário de como as coisas estão andando e como se pretende conduzir daqui
pra frente”, afirmou o reitor e presidente do Consu, Paulo Afonso Burmann,
acrescentando que o conselho é soberano e que a Estatuinte precisa da chancela
do conselho para ser aceita pelo MEC.

Outras pautas aprovadas

Os conselheiros também aprovaram os processos da Progep, de convênio a ser firmado entre a UFSM e o Banco Bradesco, e do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia, de convênio para execução de projeto a ser firmado entre a UFSM e a RBS TV, além de outros processos analisados.

O processo do Cesnors que encaminha documentação referente à proposta de criação do campus de Palmeira das Missões teve pedido de vista.

Devido ao
adiantado da hora, o restante da pauta prevista para a sessão será apreciado na próxima quinta-feira (1º), às 8h30min.