Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Espetáculo de dança “Me Kahlo Sashay Away” será apresentado no Caixa Preta



Espetáculo “Me Kahlo Sashay Away”

Desde sua estreia, em 29 de outubro de 2015, que lotou o Theatro Treze de Maio, deixando pessoas à espera de uma nova apresentação, o espetáculo de dança “Me Kahlo Sashay Away” tem suscitado no público que conferiu a apresentação comentários diversificados e questões curiosas: “Por que aquela mangueira sendo desenrolada do corpo do dançarino?” “Homens de salto alto?” “Vi o rosto da Frida Kahlo desenhado no chão do palco com milhares de flores.” “A presença de Frida no espetáculo não é evidente, é sutil.” “Eu ria e chorava”. “Era um homem ou uma mulher?” “Acho que preciso estudar mais para entender arte contemporânea”.

Imagens curiosas, cenas surreais, figurinos cotidianos com toques de exagero, trejeitos de desfile de moda, movimentos de dança não convencionais e um palco coberto de flores artesanais são alguns dos elementos que compõem o espetáculo de dança Me Kahlo Sashay Away.

É comum as pessoas dizerem que não entendem obras de arte contemporânea, justamente porque esta não tem objetivo de contar uma história ou transmitir uma mensagem com significado predeterminado. Todavia, quando se conversa com as pessoas que dizem não entender, questionando-as sobre o que viram, o que sentiram ao ver, a que relacionam o que viram no espetáculo, redes infindáveis de significados e interpretações vão sendo tecidas a partir das relações que os sujeitos estabelecem com a obra, cada um a seu modo. Entender uma obra de dança contemporânea não significa adivinhar o que o coreógrafo quis dizer, e sim conectar-se com o conjunto de ações feitas nas cenas, sentir-se questionado por elas e criar suas próprias interpretações e significados para isso. É claro que o artista contemporâneo tem propósitos e objetivos ao criar sua obra. Mas trata-se de um tipo de arte que deseja instaurar formas de diálogo com o público e não a transmissão de significados prontos.

Criado e produzido pelo Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), do Curso de Dança – Licenciatura da UFSM, com direção do Prof. Dr. Odailso Berté, o espetáculo Me Kahlo Sashay Away foi criado a partir da relação dos dançarinos com imagens da pintora mexicana Frida Kahlo. Frida pintou muitos autorretratos e os costumes do povo mexicano. Ela dizia que seu intuito era pintar sua própria realidade movida pelos sentimentos que esta lhe proporcionava. Apesar das dores que sofreu, devido à poliomielite, acidente de bonde e inúmeras cirurgias, Frida mostrava-se uma mulher altiva, forte e exuberante no vestir-se e portar-se. O espetáculo é marcado por essa dualidade de Frida: prazeres e agonias; humor e lágrimas.

Ao pautar-se nos significados que os dançarinos atribuíram às imagens de Frida Kahlo e nos modos como reconstruíram esses significados em forma de ações, gestos e movimentos, o espetáculo Me Kahlo Sashay Away possibilita alusões a temas como identidade, sexualidade, papéis de gênero, posturas ditatoriais, entre outros. Os significados se transformam de acordo com os olhares do público que, interpelados pelos questionamentos que essa forma de dança proporciona, podem construir diversificados modos de entender a obra.

Uma novidade que o LICCDA está preparando para o mês de outubro de 2015, é o ciclo de Intervenções Artísticas “Me Kahlo”. O espetáculo Me Kahlo Sashay Away ganha outro formato para intervir no cotidiano da cidade, gerando acontecimentos estéticos em diversos locais de Santa Maria. Em breve mais informações.

O Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança é um espaço de pesquisa e criação em dança, que objetiva a criação e apresentação de trabalhos com intuito de ouvir as percepções do público, retornar ao espaço de criação para estudá-las e reelaborar elementos do espetáculo. Nesse sentido, a cada apresentação, o LICCDA coleta elementos para seguir seu processo investigativo potencializando uma forma de arte/dança viva e flexível, atenta às percepções dos corpos que dançam e que veem a dança. O LICCDA tem projetos de extensão, ensino e pesquisa em dança abertos à comunidade, com funcionamento em escolas de Santa Maria e no campus da UFSM. Informações pelo fone (55) 3220-8883.

O espetáculo Me Kahlo Sashay Away será reapresentado na próxima sexta-feira (2), às 20h, no Teatro Caixa Preta da UFSM. 

Entrada franca com retirada de senha 30 minutos antes da apresentação. Classificação de 14 anos.

Colaboração: Odailso Berté

Foto: Nizer Fontoura/divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-23264

Publicações Recentes