Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

14ª Semana Acadêmica do CCNE teve atividades integradas



Atividade da Semana Acadêmica Integrada do CCNE

A 14ª Semana Acadêmica Integrada do CCNE foi realizada de segunda (19) a quarta-feira (21). No primeiro dia, após a cerimônia de abertura, foi realizada a primeira palestra integrada, com o tema “Somos morais, senão éticos”, ministrada pela professora do Departamento de Filosofia da UFSM Janyne Sattler.

Seguindo a programação, na terça-feira (20) ocorreu a 2ª palestra integrada, com o tema “A revolução da ciência dos dados e do Big Data. Você está Preparado?”, por Marco Siqueira Campos, às 19h. O estatístico abordou a revolução dos dados e o impacto que esta tem gerado em toda a sociedade e também na agricultura, a importância do software R, as questões abordadas no Data Science e o papel do estatístico no mercado.

A quarta-feira (22) foi o último dia de atividades integradas da 14ª SAI do CCNE. As atividades iniciaram pela manhã. “Meio ambiente e qualidade da água” foi a primeira palestra, ministrada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais da Unisc Adilson Ben da Costa.

Na exposição do tema, o doutor em Química abordou aspectos gerais sobre o meio ambiente, direcionando o assunto para os aspectos de saneamento, particularmente para a qualidade da água para o consumo humano. Também debateu-se o caráter multiprofissional associado as questões do meio ambiente, de forma a identificar o papel das diferentes áreas do conhecimento na manutenção, preservação e qualidade ambiental.

Após o coffee break, o tema abordado foi a matemática. Com a palestra “Matemática como possível ferramenta de leitura do mundo – alguns significados”, o pós-doutorando em Educação Matemática e Ensino de Física do CCNE Rodolfo Chaves trouxe aos participantes a possibilidade de usar a matemática como ferramenta para compreender o mundo, rompendo a concepção positivista de uma matemática oca, bancária, descompromissada com o homem e as questões socioambientais. O professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) deu ênfase ao ensino de matemática de forma criativa.

As atividades integradas foram realizadas no anfiteatro C e contaram com a presença dos acadêmicos das graduações de Processos Químicos, Física, Matemática, Estatística, Química Licenciatura, Química Industrial e Química Bacharelado, que participam, ainda, de palestras, minicursos e mesa-redondas que integram a programação específica, organizada por cada curso.

A 14ª SAI do CCNE é uma realização dos diretórios acadêmicos, com apoio da direção do centro e coordenação de sua Assessoria de Comunicação.

Assessoria de Comunicação do CCNE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-23764

Publicações Recentes