Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

HUSM realiza mutirão para diagnóstico de câncer de pele



O Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário de Santa Maria irá oferecer no próximo sábado (7) um mutirão para atendimento de 100 pessoas com suspeita de câncer de pele. A ação anual – que ocorrerá em outros hospitais públicos do país – faz parte de uma campanha preventiva criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, em razão do Dia Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, comemorado no último sábado do mês de novembro.

As fichas de atendimento serão oferecidas por ordem de chegada. Os primeiros pacientes serão atendidos às 9h.
– Faremos uma avaliação. Se identificadas lesões que podem ser câncer de pele, serão agendadas consultas para tratamento posterior – explica André Costa Beber, professor de Dermatologia da UFSM e Chefe do Serviço de Dermatologia do HUSM.
Devem buscar atendimento pessoas que tenham percebido feridas que não cicatrizam ou pintas de cor preta, que surgiram, repentinamente, depois da vida adulta. Pessoas de pele clara e histórico de exposição solar, também estão no grupo de risco.
– Pintas pretas podem indicar a presença do melanoma, que tem uma gravidade maior e pode se espalhar pelo corpo. Quando não há um atendimento precoce, pode até levar a morte. Outros tipos de câncer de pele se apresentam como feridas. A sua gravidade é menor, podendo causar destruição local, mas raramente ameaçam a vida. Quanto antes for diagnosticado e mais cedo tratado, menor o dano – explica o médico.
Para ser atendido no mutirão, o paciente não precisa ser referenciado pela rede básica de saúde. Basta chegar cedo para pegar uma das fichas de atendimento e aguardar sua vez. Caso seja diagnosticada alguma alteração na pele, o paciente será encaminhado para tratamento no próprio hospital.
– Não serão realizados atendimentos dermatológicos não relacionados ao câncer da pele. Pacientes com outras doenças de pele serão orientados a buscar atendimento através da rede básica de saúde – afirma Costa Beber.

Texto: Assessoria de Comunicação HUSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-23995

Publicações Recentes