O projeto “Podcast na Escola” foi criado para integrar o uso
de tecnologias digitais no ensino da Língua Inglesa. A ideia é expor os alunos
a atividades que incentivem o uso da língua-alvo em diferentes situações
comunicativas, por meio do uso do podcast. A iniciativa, premiada pela Câmara
de Vereadores, é fruto de uma parceria entre o Departamento de Letras Estrangeiras
Modernas da UFSM e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio do Canto, de
Santa Maria, e foi organizada pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e
Aprendizagem de Línguas a Distância (Nupead).
A proposta surgiu do
pressuposto de que os alunos atuais são “nativos digitais”: usam, consomem e disseminam conteúdos por meio
da Internet. Desta maneira, a utilização desse recurso de áudio poderia tornar
a aprendizagem mais significativa. “As atividades em sala de aula precisam ser
repensadas, e o professor precisa estar atento às mudanças”, explica a professora Susana Cristina dos Reis, coordenadora o
projeto. Além
disso, como observa a pesquisadora, os alunos precisam desenvolver habilidades
comunicativas
Inglesa para sair da escola melhor preparados para ingressar
em intercâmbios estudantis, como os do programa Ciência Sem Fronteiras.
O
podcast é um arquivo de áudio digital, geralmente em formato mp3, que pode ser
criado e compartilhado pelo internauta. Pode vir na forma de vídeos, sendo
conhecido, assim, como videocast. Ambos podem ser ouvidos ou assistidos em
qualquer lugar, a qualquer tempo, e com dispositivos diferentes, como
computador, smartphone e tablet.
O Nupead trabalha
com podcasts desde 2012. Em 2013, ofertou cursos de formação sobre o uso da
ferramenta para professores de Língua Inglesa da rede pública. No ano seguinte,
uma das professoras participantes demonstrou interesse em usar a ferramenta na
escola onde atua e, diante disso, o “Podcast na Escola” foi elaborado e recebeu
recursos. Iniciou, definitivamente, em outubro de 2014 e irá até dezembro deste
ano. Neste período, seis alunos do 6º ao 8º anos
da Escola Júlio do Canto se interessaram em trabalhar com podcasts,
para, mais tarde, ensinarem aos colegas.
A criação dos áudios
em sala de aula é feita em colaboração com os alunos. Eles são responsáveis por
escrever o script de sua produção oral e, com isso, aprendem novos vocabulários.
Para realizarem um bom trabalho, podem pesquisar na web, utilizar dicionário
online e checar a pronúncia com a professora. “Acreditamos que desse modo os
alunos têm mais oportunidade para praticar a língua-alvo de modo significativo”,
comenta a professora. Segundo Suzana, o desempenho desta metodologia de ensino pôde
ser evidenciado nos últimos meses, quando os alunos do projeto entraram em contato
com estudantes do Chile e do Reino Unido, e realizaram uma comunicação oral
fluente.
Reconhecimento
municipal
O “Podcast na
Escola” obteve o 2º lugar na categoria Ensino
Fundamental do Prêmio Paulo Freire de Talentos
destinado aos educadores com boas iniciativas na prática docente com mérito de
destaque no ano, seja em nível municipal, estadual ou federal. A premiação ocorreu
no dia 8 de outubro, em sessão solene da Câmara de Vereadores de Santa Maria.
Na ocasião, também foi entregue a Comenda Dr. José Mariano da Rocha Filho à
UFSM e à professora Aristilda Antonieta Rechia.
Para a acadêmica Alessandra Ribeiro, do curso de Letras e
auxiliar do projeto, receber o prêmio foi uma grande surpresa, e é a prova da
valorização do trabalho. “Nos motiva enquanto professores a buscar alternativas
para melhorar a qualidade da educação”, complementa.
O projeto
tem coordenação da professora Susana Cristina dos Reis; tem como executoras as
professoras Luciane de Avila Botton e Rita Delourdes Brondani de Vargas, da Escola
Júlio do Canto; e, como colaboradora, a acadêmica Alessandra Ribeiro. Também há
seis bolsistas de Iniciação Científica Júnior: Emivaldo
Oliveira, Eraldo Oliveira, Maicon Silva, Rafaela Pompeu, Raçanny Vieira e
Rayane de Oliveira.
O grupo tem interesse em disseminar o projeto para outras
escolas da rede pública, e, também, de conectar as escolas a partir da produção
dos podcasts ou de outros recursos.
Texto: Andressa
Motter, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Coordenadoria de Comunicação da
UFSM
Fotos: Arquivo Pessoal

