O reitor Paulo Afonso Burmann esteve nesta segunda-feira (30) em Porto Alegre para tratar de assuntos de interesse da Instituição. O primeiro encontro aconteceu com o secretário de Estado de Transportes, Pedro Westphalen, para debater o trevo de acesso ao campus de Palmeira das Missões e o asfaltamento da Estrada dos Pains, via alternativa de acesso ao campus sede, em Santa Maria. Uma reunião com o secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Miki Breier, também constou na agenda a fim de discutir pauta sobre o campus de Cachoeira do Sul.
Segundo o reitor, ficou acertada a vinda, dias 9 e10 de dezembro, de engenheiros da Secretaria de Transportes para ver e discutir in loco a situação das demandas de Palmeira das Missões e Santa Maria. “A UFSM tem um projeto de reaproveitamento de asfalto fresado, que será usado como projeto piloto na Estrada dos Pains”, conta o reitor. A iniciativa beneficiará, além de alunos, servidores e aqueles que utilizam o campus sede, a comunidade em geral que mora e transita na região, ainda mais com os novos empreendimentos imobiliários no local. Burmann relata que o projeto para o trevo de Palmeira das Missões já existe, e a Universidade irá fazer uma adaptação do mesmo. “Recebemos a garantia de execução da obra para 2016”, ressalta ele. No local, circulam, diariamente, 4 mil pessoas.
Finalizando a agenda em Porto Alegre, Paulo Burmann esteve reunido com o secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Miki Breier. O encontro resultou na liberação da área ocupada pelo Sine de Cachoeira do Sul em prol de salas de aula para a Universidade, enquanto ocorrem as obras do novo campus. “Esse resultado aconteceu através de uma parceria entre a secretaria, Universidade e Prefeitura de Cachoeira do Sul”, destaca o reitor.

