A segunda edição da revista Estilo Editorial foi lançada na manhã dessa sexta-feira (4), no Salão Imembuí, no 2º andar da Reitoria.
A publicação da Editora UFSM, que tem o objetivo de contribuir para a difusão cultural e intelectual do conhecimento, a partir desse ano recebe um código único de identificação de padrão internacional, o International Standard Serial Number (ISSN).
Segundo o diretor da Editora UFSM, professor Daniel Arruda Coronel, a revista Estilo Editorial se configura como uma nova proposta de comunicação e divulgação do conhecimento científico.
O diretor relembrou o sucesso das ações e eventos culturais realizados ao longo de 2015, bem como o aperfeiçoamento dos livros eletrônicos e a promoção dos cursos de redação acadêmica em língua portuguesa e inglesa, com o objetivo de qualificar ainda mais a produção de conteúdos. “Tudo isso só é possível graças a um laborioso e dedicado trabalho em equipe”, ressaltou Coronel.
No ano do centenário de Mariano da Rocha, a revista traz a trajetória do reitor fundador da UFSM, que foi protagonista e autor de livros da Editora. A revista também dispõe de um dossiê completo da cobertura da 28° Reunião da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), realizada pela primeira vez em Santa Maria, em no maio deste ano.
Além disso, podem ser conferidos detalhes sobre a construção do projeto do Parque Gráfico da UFSM, que visa integrar Editora, Grife, Livraria e Imprensa; as diferenças entre editoras universitárias e comerciais, bem como o perfil da Editora UFSM em relação às demais associadas da Abeu; detalhes sobre as obras publicadas em 2015 e eventos e ações promovidas ao longo do ano.
O reitor, Paulo Afonso Burmann, presente à cerimônia, destacou o trabalho de divulgação do conhecimento científico, fortalecimento das relações com outras universidades e comunidade em geral realizado pela Editora UFSM há 34 anos. “A editora é o nosso instrumento de aproximação do conhecimento, da inovação e de possibilidades tecnológicas e literárias para a população de Santa Maria e da região”, ressaltou o reitor.
Também participaram da cerimônia o vice-reitor, Paulo Bayard, servidores docentes e técnico-administrativos e alunos.
Logo após o lançamento, foi realizado coquetel, que também serviu como um momento de celebração dos 34 anos da Editora, criada em outubro de 1981 com a finalidade de implantar e executar a política editorial da Universidade.
Texto e fotos: Tainara Liesenfeld, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

