O Núcleo de Extensão de Desenvolvimento Territorial (Nedet) da UFSM promove encontro com as comunidades tradicionais do território Centro Serra nesta terça-feira (19), às 14h, comunidade Quilombola de Julio Borges, em Salto do Jacuí.
Os assuntos que serão tratados dizem respeito à regularização fundiária e documentações em geral (DAP e outros); pendências que inviabilizam projetos já aprovados e paralisados, tais como construção de centros culturais, casas, sanitários, equipamentos, insumos e outros; projetos de inclusão produtiva (PAA, PNAE, guardiões de sementes, entre outros). Para tratar tais questões será elaborada uma agenda de atividades e plano de ações para 2016.
A reunião ira contar com a presença de três comunidades quilombolas (Arroio do Tigre, Jacuizinho e Salto do Jacuí) e com quatro comunidades indígenas, sendo duas Mbya Guarani (Estrela Velha e Salto do Jacuí) e duas Kaingang (Salto do Jacuí), instituições responsáveis e atores locais.
O Nedet Centro Serra é um programa de extensão coordenado pelo professor José Marcos Froehlich, do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da UFSM, submetido em nome do Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar (Nesaf) da UFSM.
O programa de extensão foi aprovado na chamada pública CNPq-MDA 11-2014 e objetiva disponibilizar equipe de assessoria às ações territoriais e ao colegiado de Desenvolvimento Territorial do Território Centro Serra.