Comunidade acadêmica mobilizada contra o Aedes aegypti

“A prevenção é o melhor remédio” é a nova campanha das pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Prae) e de Infraestrutura (Proinfra) da UFSM. A mobilização é contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika vírus.

A campanha de conscientização terá início no mês de fevereiro e deve se prolongar até, pelo menos, o início do inverno. Durante este período, a comunidade acadêmica será convidada a engajar-se no combate ao mosquito, tomando medidas preventivas. “Queremos mostrar que ações simples podem fazer a diferença”, declara a pró-reitora substituta de Assuntos Estudantis, Jane Dalla Corte.

As ações de limpeza do campus já iniciaram há três semanas. As varreduras são feitas por aproximadamente 30 pessoas, divididas em equipes. Membros do Setor de Manutenção da Proinfra, do paisagismo e responsáveis por serviços gerais estão envolvidos.

Trabalhadores terceirizados juntam entulho que poderia acumular água parada no campus

O trabalho será sistemático e constante, afinal, segundo o pró-reitor de Infraestrutura, Eduardo Rizzatti, “a universidade é um prato cheio para a criação do mosquito”. Isso se deve, especialmente, à grande quantidade de obras em andamento no campus. Os entulhos e restos de material, se não bem armazenados, podem tornar-se propícios para a proliferação de larvas.

Em vistoria feita pela Vigilância Sanitária nas imediações da Casa do Estudante, nenhum foco do mosquito foi encontrado. A intenção é continuar com bons resultados.

“Temos que demonstrar preocupação. Não adianta apenas um fazer sua parte, todos devem se engajar”, afirma Rizzatti.

Mais informações na página da Prae no Facebook.

Texto: Andressa Motter, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias