Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atividades vão marcar o Dia Internacional da Mulher na UFSM



O 8 de março, data do Dia Internacional da Mulher, será marcado por manifestações na UFSM. A terça-feira que lembra a data terá caminhada, batucada, roda de conversa, seguido de um almoço comunitário no campus. 

Um evento foi criado em rede social para que as pessoas possam confirmar participação e convidar outros e outras interessados/interessadas. Confira aqui o evento chamado de “8 de março: mobilizações para comemorar, fortificar e articular a luta feminina e feminista na UFSM”. 

Dentre os organizadores, o Fórum de Mulheres de Santa Maria, em parceria com a Sedufsm, as pró-reitorias de Extensão e de Assuntos Estudantis da UFSM, e ainda com o apoio dos grupos de pesquisa Educação e Gênero, El@s e NeMGeP, também da UFSM.

A programação do dia 8 de março:

10h30min – concentração no arco da UFSM (Santa Maria);

11h – grupos se organizam com seus cartazes + batucada das ‘Marias da Silva’;

11h30min – abertura com uma fala introdutória + caminhada pelo campus (alternada com falas e batucadas e paradas estratégicas em alguns pontos);

12h30min – roda de conversa em frente ao Restaurante Universitário (RU);

13h – Almoço com “salchipão” para quem não é estudante, pois esses têm acesso ao RU;

19h30min – Show “Mulheres (en)canto e poder”.

Sindicato debate os desafios da universidade

Também está incluído na programação do Dia Internacional da Mulher um debate que será promovido na terça, 8, pela Sedufsm. A “aula pública” que é organizada pelo sindicato docente acontece a partir das 16h, no Auditório Loi Berneira (Anfiteatro 17, da Química) e tem como tema ‘Os desafios da universidade pública brasileira frente às políticas de privatização’.

A mesa da “aula pública”, que será coordenada pelo presidente da Sedufsm, professor Adriano Figueiró, terá como convidadas as palestrantes Ângela Siqueira, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Marinalva Oliveira, ex-presidente do Andes-SN e atual 1ª vice-presidente do Sindicato Nacional dos Docentes.

Assessoria de imprensa da Sedufsm

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-25288

Publicações Recentes