No dia que marcou o retorno às atividades letivas na UFSM, veteranos e calouros foram recepcionados com uma programação diferenciada dentro da Semana da Calourada.
Entre as 11h e 13h30min, em frente ao RU central, um espaço foi montado para responder às dúvidas frequentes dos estudantes. Às 13h, saiu do local um tour guiado pela universidade, em direção ao Jardim Botânico.
Na Central da Calourada, ainda puderam ser solicitadas novas carteirinhas do Sistema de Bibliotecas – que também dá acesso ao restaurante universitário – e a carteira do estudante, que concede descontos de 50% em entradas de atividades artísticas e culturais.
Mais tarde, o espaço foi utilizado para debater questões da assistência estudantil, como moradia e auxílio-permanência. Em uma roda de conversa intitulada “Entrei e quero ficar”, representantes do Diretório Central dos Estudantes levantaram a importância do debate sobre o assunto em uma universidade reconhecida nacionalmente pelo apoio que oferece aos estudantes.
Às 19h, no Teatro Caixa Preta do Centro de Artes e Letras, os alunos puderam conferir o espetáculo “Humanos”, uma produção do curso de Artes Cênicas, com atuação de Gean Batista.
À noite a programação seguiu no Centro de Eventos, culminando com o show da banda gaúcha Chimarruts.
O reitor, Paulo Afonso Burmann, e representantes do DCE e da CEU abriram o evento. Além de dar boas-vindas e desejar um bom semestre letivo, eles mencionaram a necessidade e importância da ocupação dos espaços públicos.
Gratuito e aberto ao público em geral – pessoas sem vínculo com a UFSM precisavam estar acompanhadas de alunos ou servidores da instituição -, o show de reggae embalou milhares de pessoas aos sucessos “Do lado de cá”, “Versos simples” e “Iemanjá”.
As calouras do curso de Matemática Raviane Wenninkam, 18 anos, e Silviane Amaral, 17, disseram estar surpresas com a programação. Provenientes de Nova Candelária e Taquari, respectivamente, ambas não imaginavam ser recepcionadas de forma tão acolhedora. Segundo elas, a iniciativa aproxima o estudante da universidade e o situa nela.
As acadêmicas do 4º semestre de Medicina Veterinária Lauren Hoffmann e Leticia Silva, ambas de 20 anos, também elogiaram a programação. “Quando entrei na Universidade não existia isso, só os trotes. Acho que ter essa opção diferenciada ajuda na integração”, completa Lauren.
Com alvará de liberação do Corpo de Bombeiros, a festa no Centro de Eventos contou com brigadistas, socorristas e em torno de 50 seguranças.
A Semana da Calourada se configura como inédita na UFSM e foi pensada em conjunto pelas pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Prae), de Extensão (PRE), de Graduação (Prograd), Diretório Central dos Estudantes e Casas do Estudante Universitário. A programação segue até domingo (13).
Texto e fotos:Tainara Liesenfeld, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias






